“Aspectos legais e direitos dos pacientes com câncer”, foi o tema da palestra da advogada Danielle Maximovitz Bordinhon, realizada no Centro de Estudos da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Direcionada ao público em geral, a palestra fez parte da programação do ‘Outubro Rosa’, movimento que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Como o diagnóstico precoce favorece o tratamento não apenas do câncer de mama, mas de outros tipos de cânceres, bem como de outras doenças, a palestra sobre os direitos dos pacientes com câncer é um informativo sobre a legislação que assegura a esses pacientes, alguns direitos especiais. A palestra que não deixa de ser um bate papo, tem por objetivo orientar para facilitar o entendimento da legislação e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem diminuir impactos financeiros e sociais destas pessoas”, explicou a advogada que relatou em breves palavras a experiência que vivenciou durante seis anos acompanhando e cuidando do pai, vítima de um câncer.
Falta informação – “Saibam todos que não há necessidade de esperar a negativa do plano de saúde para ingressar com ação judicial para ter o atendimento necessário, até porque o paciente com câncer tem foro privilegiado com direito a tramitação especial. A demora de soluções com relação ao atendimento se deve, principalmente, à falta de conhecimento dos direitos reservados à esses pacientes. O Governo não faz propaganda disso. Estamos tentando mudar essa realidade, apresentando às pessoas, inclusive nas redes sociais, a legislação sobre o assunto, em linguagem acessível” disse Danielle, elencando direitos que a maioria não se beneficia por falta de conhecimento.
Entre os direitos elencados estão: liberação do Fundo de Garantia (FGTS), licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, isenção do imposto de renda na aposentadoria, quitação do financiamento da casa própia, saque do PIS/Pasep, compra de carro com isenção de impostos, estabilidade no retorno ao trabalho, auxílio doença, medicamentos gratuitos, direito á mamografia, reconstrução de mama, isenção do I.C.M.S. e isenção do IPVA, este último item, no Estado de São Paulo.
Depoimento – Ao final da palestra e após a participação da plateia através de perguntas, aconteceu o depoimento emocionante da enfermeira Eliane Patrício que descobriu em passado recente, um nódulo no seio posteriormente diagnosticado como um câncer. Ela relatou o processo por que passam as pessoas desde o susto inicial ao suspeitar da existência de um nódulo durante o auto exame no banho.
“Primeiro o choque, depois a ansiedade pela consulta médica, já angustiada por saber o que iria enfrentar. Aí vem a confirmação: um carcinoma grau 1, e com ela o desespero: vou morrer. Depois de muito choro, desespero, descrença na vida, a realidade: não posso morrer agora pois tenho dois filhos pequenos que precisam de mim. Então acordei do choque e decidi lutar dando início a uma maratona de exames e procedimentos. Nessa caminhada encontrei alguns anjos da guarda que me incentivaram e ajudaram a superar os obstáculos, e hoje estou de volta ao trabalho e aqui dando esse depoimento para incentivar a quem está vivendo o drama da descoberta e da vivência com um câncer, lembrando que a vontade de viver é sempre mais forte que a doença” síntese do depoimento de Eliane, entrecortado pela emoção dela e da plateia.
Tarde de beleza – Após a palestra, Letícia Amaro Morimotto, consultora da Mary Kay realizou com as participantes, uma seção de beleza (teoria e prática) com produtos da empresa que representa. Letícia deixou claro que em termos de maquiagem, o menos é mais, evidenciando que a maquiagem delicada chama mais atenção do que a carregada que pode deixar o semblante pesado. A maioria saiu do Centro de Estudos, já no início da noite, feliz com o visual e com as técnicas aprendidas para ficarem mais belas.
Os eventos foram organizados pelo Departamento de Enfermagem da Beneficência.