Qualidade de vida no ambiente de trabalho é um dos desafios do século XXI para as administrações porque afeta diretamente a vida dos trabalhadores e consequentemente das empresas. Diversos fatores influenciam a qualidade de vida tanto dos contratados como dos contratantes.
Convidada pela administração da Beneficência Portuguesa, a psicóloga Maria da Graça Giordano de Marcos Crescenti Aulicino, ministrou na manhã desta segunda-feira (27), no Centro de Estudos da instituição, a palestra “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”.
Abordando a questão profissional, atividades de benemerência e bem estar, a psicóloga relacionou a qualidade de vida no ambiente de trabalho com o nível de felicidade ou de insatisfação com a própria carreira, lembrando que para se chegar a condições de vida e trabalho de forma satisfatória é preciso escolher uma atividade que atenda as suas necessidades. E quando isso não é possível? Maria da Graça colocou para a plateia formada por funcionários da Beneficência, uma série de questões como base para reflexão.
Para exemplificar como atitudes simples fazem a diferença no ambiente de trabalho, apresentou dois vídeos, um deles “Virus da Gentileza”, evidenciando que a gentileza é um abrir portas para o bom relacionamento no ambiente de trabalho, especialmente quando se tem a necessidade de aprender a trabalhar em equipe, uma das principais habilidades exigidas pelas empresas.
Iniciativa, cumprimento de prazos, bom relacionamento, disposição e boa vontade são ferramentas que aliadas ao conhecimento da função são ingredientes para a qualidade de vida que passa por atividade física e especialmente por cuidar da saúde.
A palestra, segundo a psicóloga teve por objetivo estimular à reflexão “…porque a gente só começa a pensar quando algo nos incomoda e a partir do pensar, vem o agir. Só então percebemos que atitudes simples como ser gentil faz a diferença no nosso trabalho e no dia a dia. O profissional comprometido com o trabalho sofre menos as influências ruins do meio em que se encontra e encontra formas de transformar o clima ou ambiente hostil em campo fértil para o desenvolvimento de sua atividade em equipe”.
A mensagem final da psicóloga Maria da Graça que é assessora da presidência da Capep – Caixa de Pecúlio e Pensões da Prefeitura de Santos, professora universitária, advogada, com prós graduação em Psicologia Escolar, Gestão de Processos Avaliativos de sistemas Educacionais e Direito Educacional foi “ “Cultive bons relacionamentos, tome iniciativa, colabore com o colega, se informe mais sobre seu trabalho, cumpra prazos e verá que com essa prática se evita o estresse, melhora o desempenho, sobra mais tempo para a família e amizades e consequentemente, melhora a qualidade de vida no trabalho e fora dele”.
A palestra faz parte do projeto da Administração da Beneficência na expectativa de colaborar para com a saúde e consequentemente qualidade de vida dos funcionários, além de promover o envolvimento e motivação.
(Fotos: Divulgação/SPB)