A Sociedade Portuguesa de Beneficência foi palco, na manhã desta quarta-feira (18), de homenagens ao poeta Martins Fontes, dando sequência à programação da 8ª Semana Martins Fontes, promovida pela Academia Santista de Letras.
A poesia, como não poderia deixar de ser, foi a forma desenvolvida pela Academia para reverenciar a memória de José Martins Fontes, médico-poeta que nasceu em Santos, em 23 de junho de 1884 e faleceu em 25 de junho de 1937.
O encontro de poetas na Beneficência aconteceu no Salão Nobre da Beneficência, o mesmo onde o homenageado teve seu corpo velado por uma multidão há 87 anos.
O evento “Seguindo os passos de Martins Fontes pela Beneficência Portuguesa” foi comandado pela presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araújo Barros de Sá e Silva que dividiu a abertura da atividade com o presidente da Beneficência, Ademir Pestana.
Pestana, na recepção aos acadêmicos e na saudação a Martins Fontes, falou sobre as lembranças deixadas pelo médico-poeta na Beneficência, especialmente sobre a docilidade com que tratava os pacientes, usando da palavra e da afabilidade para levar conforto aos doentes, e concluiu com a leitura da obra “Soneto”.
A acadêmica Maria Zilda da Cruz, presidente da Academia feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos, além de declamar, falou sobre a relação médico/poeta de Martins Fontes, recorrendo à história da Medicina, que de antanho se fazia necessário a estes profissionais, vasto conhecimento de Literatura, e da solução encontrada pelo homenageado para satisfazer e enriquecer seu lado poético sem desagradar o pai, o médico Silvério Fontes. Por determinação do pai, Martins Fontes foi estudar medicina no Rio de Janeiro, onde sempre pretendeu ir para conhecer e conviver com poetas que o inspiravam como Olavo Bilac, Arhur Azevedo, Coelho Neto e outros.
Considerado um dos dez melhores poetas na língua portuguesa, Martins Fontes, como médico se destacou como humanista e na homenagem desta quarta-feira teve algumas de suas poesias declamadas. A poetisa Dalva Maria de Araújo Sales, inclusive, apresentou poesia de sua autoria “O retrato de Martins Fontes”, inspirada em uma foto do poeta.
Programação – Dando sequência à Semana Martins Fontes que faz parte do Calendário oficial do Município, a programação da Academia é a seguinte:
Quinta-feira (19) – 9h: Caminhada com Martins Fontes
Local – Orquidário – Praça Washington José Menino
Sexta-feira (20) – 9h: Caminhando com Martins Fontes pelas Alamedas da Pinacoteca
Local – Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão
Sábado (21) – 9h: Tradicional Romaria dos Cravos Vermelhos
Local – Cemitério do Paquetá (onde está o túmulo do homenageado)
Domingo (22) – 9h: Tertúlia Matinal junto ao busto de Martins Fontes
Local – Jardim da Praia José Menino em frente ao número 70 da Av. Presidente Wilson
Segunda-feira (23) – 9h: Encerramento da Semana e comemoração dos 58 anos da Academia
Local – Instituto Histórico de Santos (Salão Nobre) – Av. Conselheiro Nébias, 689.