Nesta data, 1º de dezembro, há 97 anos era inaugurado o palacete neocolonial sede da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, na Vila Belmiro.
Projetado e edificado pelo arquiteto, arqueólogo, engenheiro e escritor português Ricardo Severo da Fonseca Costa, o imóvel, desde 1º de dezembro de 1926, é uma das referências arquitetônicas de Santos. Além de destacar-se pelos elementos/detalhes característicos do estilo, como os beirais, treliças, varandas e pátios ensolarados, sobressai pelo jardim frontal do prédio, hoje uma das três maiores áreas verdes no centro urbano da cidade.
Esta é a segunda sede da Instituição que teve pedra fundamental lançada em 15 de outubro de 1924, ou seja, apenas 4 anos antes da inauguração. O estilo neocolonial do palacete domina a construção como se pode observar desde a entrada através dos muros angulados ladeando os altos e trabalhados portões encimados por luminárias, a partir dos quais seguem gradis em toda extensão do terreno que ocupa uma quadra.
O edifício principal (três andares) que recebe o nome Hospital Santo Antônio, destinado à sede social, tem anexo a Capela Santo Antônio (padroeiro da Instituição). Amplos corredores levam aos pavilhões laterais, destinados à internação, com quartos para no máximo duas pessoas, pavilhões cirúrgicos e um pavilhão central para cozinha, copa e refeitórios . Ainda um pavilhão para casa de caldeira e de máquinas. Esses elementos que integram a primeira planta projetada pelo arquiteto Ricardo Severo, ao longo da obra sofreram algumas alterações para melhor funcionamento do hospital.
O palacete foi tombado em dezembro de 2012 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), com o objetivo de proteger e preservar bens de importância histórica e arquitetônica da Cidade.
A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos inaugurada em 21 de agosto de 1859, teve seu primeiro prédio instaurado em 6 de janeiro de 1878, no bairro Paquetá, onde funcionou por 48 anos. A entidade em 1990 passou a contar com mais um edifício, o Hospital Santa Clara, com seis andares e que está interligado ao palacete. Atualmente a instituição secular é presidida por Ademir Pestana. (Foto/SPB/Divulgação)