A Sociedade Portuguesa de Beneficência completa 166 anos nesta quinta-feira. Visando seus três valores básicos: missão, visão e valores, a instituição investe em tecnologia com o objetivo de atender cada vez mais e melhor a população.
De olho no futuro sem olvidar do passado a Beneficência presidida por Ademir Pestana continua com o trabalho de preservação da sua rica história e para garantir esse legado às futuras gerações, inaugura o Memorial a Dom Pedro 2º. As recentes aquisições em termos de equipamentos: o segundo acelerador linear e outro Arco Cirúrgico vem ao encontro das expectativas da Diretoria do hospital que dá sequência aos projetos de ampliação de leitos e consequentemente de atendimento.
Celebrando
Missa – Para comemorar a data de fundação do hospital (21 de agosto de 1859), nesta quinta-feira, às 9 horas, o Bispo Coadjutor de Santos Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, celebra Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 166 anos da Beneficência. O ato litúrgico será na Capela Santo Antônio, no 1º andar do hospital, na Av. Bernardino de Campos, 47, na Vila Belmiro.
Memorial – Às 10 horas, no hall da Administração, inauguração do MEMORIAL A DOM PEDRO 2º celebrando os 150 anos da primeira visita do Imperador à instituição. Ele visitou duas vezes a Beneficência, a primeira em 29 de agosto de 1875, quando estreou o Livro de Visitas Especiais. A segunda em 13 de novembro de 1886 e em ambas deixou seu nome assinalado de forma diferente da que a grande maioria aprendeu nos bancos escolares e vida afora. Ao invés de usar algarismos romanos identificando ser a segunda pessoa da família em linhagem que remota ao avô a receber o nome Pedro, assinou D. Pedro 2º usando algarismo arábico.
Tecnologia
Acelerador linear – O recém adquirido acelerador linear Halcyon/Varian, equipamento de última geração para tratamento oncológico, projetado para simplificar e melhorar os aspectos da radioterapia, representa uma grande vitória para a Beneficência que nos últimos anos iniciou uma verdadeira cruzada junto ao Ministério da Saúde para a aquisição do equipamento. Com tecnologia para radiocirurgia, técnica avançada, minimamente invasiva que utiliza radiação ionizante para tratar tumores e lesões sem a necessidade de incisões preservando os tecidos saudáveis ao redor. A previsão é a de que o equipamento entre em funcionamento no início do próximo ano.
Arco Cirúrgico – Mais um Arco Cirúrgico foi adquirido pelo hospital e já está em funcionamento. O aparelho de uso multidisciplinar propicia mais segurança e eficácia em cirurgias oferecendo à equipe médica, imagens mais amplas e nítidas da estrutura interna do paciente.
Novos leitos em breve – Ultimando projetos para ampliação do número de vagas para internação, em breve o hospital entregará 33 leitos no 2º andar e 15 apartamentos no Térreo C do Hospital Santo Antônio.