Fundada em 21 de agosto de 1859, a Sociedade Portuguesa de Beneficência festejou 165 anos de fundação. A Missa Festiva celebrada pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa e concelebrada pelo Padre Rosivaldo Donizeti Vieira, Capelão do hospital, reuniu na Capela Santo António, diretores, sócios, funcionários, autoridades, convidados e uma plêiade de frequentadores da Instituição, entre eles pacientes. O acompanhamento musical da Missa foi dos músicos Maria Celeste Martins e Bruno Arena.
Na programação de quarta-feira (21), além da Missa realizada no período da manhã, às 16h, no Salão Nobre da Instituição, aconteceu a palestra “Ladrilhos Hidráulicos um Mergulho na História…de Istambul para a Sociedade Portuguesa de Beneficência”, ministrada pelo presidente da Associação dos Combatentes de 1932 – Santos e diretor do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, entre outras entidades do gênero, Edson Santana do Carmo. O palestrante falou sobre a importância do ladrilho hidráulico na história da construção no mundo, especialmente porque esse material faz parte do piso da área tombada do Hospital Beneficência Portuguesa.
O presidente da Beneficência, Ademir Pestana, presente em toda a programação, reafirmou os três conceitos básicos: missão, visão e valores da entidade, com foco na humanização e em tecnologia, com ampliação do atendimento médico hospitalar, a partir da expansão (já em curso) de novas alas de internação.
Ademir Pestana fez questão de agradecer aos presentes, entre eles o secretário de Saúde de Santos, Dr. Denis Valejo; presidente da Fundação Lusíada, Dr. Mauro Dinato; Ademir Irussa, presidente do Sintrasaúde; Augusto Capodicasa, presidente do plano Santa Saúde; Diretor do Escritório Consular de Portugal em Santos, José Augusto do Rosário, representando o Cônsul de Portugal em São Paulo, Dr. António Pedro Rodrigues da Silva; Professora Cristina Ribas, Coordenadora do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília; representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar, da Divisão Regional de Saúde (DRS 4), de entidades portuguesas e culturais, além de Clubes de Servir da região.
O Bradesco Corporate representado por Brenda Lima Gonçalves dos Santos e Samuel Nascimento, parabenizou a Beneficência com uma placa destacando a dedicação, benevolência e compromisso da Instituição para com a comunidade. Confiram algumas fotos da comemoração.