O Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) promoveu na última quarta-feira (8), uma tarde especial em comemoração ao Dia das Mães, reunindo no jardim, mães internadas, outras em tratamento na instituição. Embora a comemoração oficial da data aconteça no segundo domingo de maio, a Diretoria do hospital entende que a celebração deve acontecer todos os dias, ou seja, todo dia é dia, toda hora é hora de reverenciar aquela que representa o começo de tudo.
A programação especial elaborada pelo Setor de Humanização do HBP contou a participação dos músicos (voluntários) Karla Rodrigues e Diogo Alcaraz e do psicólogo Cláudio Scherer, além do presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, filhos e outros parentes das homenageadas, estava presente, a coordenadora do Grupo Técnico de Humanização da DRS IV, Mara Regina Annunciação.
Foi uma tarde de muita emoção e não faltaram lágrimas, especialmente por parte das mães pacientes ou não, diante das surpresas preparadas por Paula Ribeiro, do Setor de Humanização da Beneficência, entre elas, a leitura de cartas enviadas pelos filhos que não puderam comparecer ao evento. A mensagem do psicólogo Cláudio Scherer sobre a força e determinação que movem as mães, especialmente estas que em tratamento não se entregam à doença por preocupação com relação aos filhos entendendo que eles é quem precisam delas. “Como filhos, pequenos ou não, essas mulheres também precisam ser cuidadas sobretudo no momento de dor que elas raramente deixam transparecer” e deixou um apelo para que ultrapassem todas as barreiras e demonstrem seu amor às mães.
A mensagem de Ademir Pestana, presidente do HBP foi na mesma toada, lembrando que o tempo passa rápido, por isso não esperem uma data específica para abraçar, beijar e dizer “te amo mãe”.
Um depoimento emocionado foi de Valmonia do Socorro Sousa Silva em tratamento oncológico na Beneficência onde participa de várias atividades do Setor de Humanização. Emocionada com a leitura de uma das cartas, só ao final descobriu que era do próprio filho “Cheguei aqui de um jeito e saio de outro totalmente diferente, alegre, confiante na vida. No tratamento aqui na Beneficência nossa autoestima é sempre elevada. O câncer acaba com a nossa autoestima, com a nossa felicidade e alegria. Aqui na Beneficência nos mostram que vale a pena viver, correr atrás da cura e com toda equipe ao nosso lado, temos que nos reerguer e é isso que eu faço. Enfrentar os desafios e viver a vida com essa enorme emoção”.
Entre as surpresas da tarde, a Agência de Turismo Trem da Alegria, parceira do Setor de Humanização da Beneficência, contemplou entre as mães presentes, duas delas para um passeio à Holambra, cidade das flores. As sorteadas foram Elizete Souza Oliveira e Ana Paula Saurim.
A tarde festiva pode ser acompanhada pelas redes sociais do hospital.