Dr. Fábio Ferraz, secretário de Governo de Santos, representando o prefeito Rogério Santos, na celebração realizada na Beneficência Portuguesa pelos 50 anos da Revolução dos Cravos, em seu pronunciamento parabenizou o hospital pela iniciativa e à comunidade lusa pela participação. Ele que momentos antes, convidado por representante do Rancho Folclórico Verde Gaio tentara ensaiar alguns passos do bailado português, se desculpou pela performance que sua saudosa avó consideraria muito aquém de sua origem lusa.
Um marco para a história mundial
*Fábio Ferraz
Ressaltando a importância da Revolução dos Cravos para o mundo, convidando a todos para uma reflexão sobre o incentivo à forma pacífica a racional para resolver conflitos.
Parabéns a todos pelo trabalho aqui realizado pela preservação de toda cultura portuguesa. Confesso que minha saudosa avó que veio da Ilha da Madeira, ficaria decepcionada com a minha performance na dança, mas, de qualquer forma, fico muito tranquilo porque desprezando a minha pequena colaboração, as culturas tradicionais de Portugal estão muito bem preservadas em nossa cidade.
Estamos comemorando os 50 anos da Revolução dos Cravos, que aconteceu em 25 de abril de 1974, em Portugal, que vivia em uma ditadura desde 1926. Esta revolução que resultou no restabelecimento das liberdades democráticas foi pacífica, certamente um marco para a história de Portugal e do mundo, e fica como exemplo até hoje, de como se pode resolver conflitos através do diálogo.
Hoje (25 de abril) é uma data muito importante para o mundo. Portugal há 50 anos demonstrou uma colaboração importante de como resolver um conflito, como se promover mudança em um regime político com uma revolução que se deu pacificamente e de forma inteligente.
Fazendo uma reflexão, se fosse possível a gente trazer alguns ganhos a mais de tudo aquilo que ouvimos nesta noite. Certamente há 50 anos não se falava em Internet mas só pra gente fazer uma breve reflexão, os meios de comunicação se davam pela simbologia do rádio, pelas escritas, pelas palavras mas hoje temos os meios de comunicação que permitem uma comunicação ainda mais contundente justamente utilizando a Internet.
Muitas vezes por conflitos ideológicos, conflitos de pensamento, a gente vê ânimos acirrados na Internet com difusão de dissabores entre pessoas, entre famílias. Eu acho que a última reflexão que poderia ter acompanhado essa noite é: será que alguém discordaria de mim seu eu lhe oferecesse um cravo? Será que poderia alimentaria seu coração e talvez conseguisse trazer o diálogo para os debates de forma mais racional sem tanto ódio que muitas vezes, infelizmente acontece em nossa sociedade contemporânea?
Convido a todos para essa reflexão: vamos buscar distribuir cravos, distribuir bondades, distribuir bons exemplos, de certa forma buscar o diálogo, buscar a conciliação das pessoas.
Santos, uma das cidades mais portuguesas fora de Portugal, tem uma comunidade muito ativa! Acho que por conta dos valores portugueses que expandiram para o mundo dá esse bom exemplo de participação da comunidade portuguesa, aqui sempre muito ativa.
Parabéns a todos!
Viva Portugal!
Viva o Brasil!
Viva a Democracia!
*Fábio Ferraz, advogado, secretário de Governo e Presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Santos. Foto/Helena Silva
(25 de abril de 2024)