Com objetivo de conscientizar colaboradores de todos os setores do hospital sobre a importância do controle das infecções hospitalares, foi realizada no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), a Semana de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Com o tema “O controle está em suas mãos”, a CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, programou palestras para orientar, alertar e lembrar aos funcionários da instituição que a prevenção é a palavra de ordem para evitar situações adversas associados à assistência à saúde.
O Dia Nacional de Prevenção às Infecções Hospitalares é 15 de maio, mas o cuidado que começa pela higienização das mãos deve, e precisa ser uma constante, porque é a forma mais efetiva de evitar a transmissão de infecções, principalmente no ambiente hospitalar.
Durante dois dias (15 e 16), no período da tarde, o evento com apresentação da enfermeira Natália Neris envolveu os colaboradores com explanação de especialistas no assunto.
Na abertura do evento, uma dinâmica a cargo da enfermeira Andrea Neves, sobre o tema “ Roleta de higienização das mãos” seguida das palestras “Porque as IRAS são tão importantes no contexto assistencial”, pelo infectologista André Lazzeri Cortez e “Cirurgia Segura: onde estamos e para onde vamos?” proferida pela enfermeira Maria Antonieta Velosco Martinho, da Mack Medical empresa especializada no fornecimento de insumos para Central de Material e Esterilização.
No dia seguinte, a abertura foi de responsabilidade da Equipe da CCIH do HBP, com o tema “O controle está em suas mãos”, seguida da palestra do Dr. André Lazzeri Cortez “Porque as IRAS são tão importantes no contexto assistencial” e por último, a palestra “Agravos de Notificação Compulsória”, pela Dra. Thais Cristina Garbelini Salles.
O Dia Nacional de Prevenção às Infecções Hospitalares foi instituído pela Lei nº 11.723/2008 e o Ministério da Saúde recomenda que os serviços de saúde, em especial os hospitais, devem desenvolver campanhas e ações educativas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o grave problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle. O evento foi realizado no Centro de Estudos do HBP.