Segurança e saúde no trabalho, sintetizam o tema da Sipat– Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ação prevista pela legislação brasileira para ser desenvolvida pelas empresas, especialmente àquelas cuja atividade oferece maiores riscos de acidentes.
Entendendo que toda atividade envolve riscos de acidente, a organização da Sipat do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) trabalha para que a conscientização dos funcionários se renove a cada dia, a fim de evitar que esse tipo de acontecimento (acidente de trabalho) se faça presente, prejudicando tanto a saúde do profissional quanto o desenvolvimento do hospital.
Planejamento e sucesso – A Sipat realizada na última semana de abril, foi muito além do objetivo primário do evento. A partir do momento em que os temas das palestras e de outras atividades realizadas durante o evento, se tornaram assunto entre os funcionários, fora do hospital, a confirmação do sucesso dessa ação baseada na Norma Reguladora – 5 (NR-5) – NR que estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA .
Por trás do sucesso da Semana no HBP, realizada no período de 24 a 26 de abril último, que contou, inclusive, com a presença de representantes de outros hospitais, muito planejamento. Simoni Pellini, presidente da CIPA, ao finalizar a programação do ano, já está a planejar a Sipat do ano seguinte, com reuniões, palestras com temas relacionados às maiores expectativas dos funcionários com relação à segurança e saúde do trabalhador, patrocinadores, etc… A Sipat é organizada pela CIPA e pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
A exemplo de edições anteriores, a diretoria HBP prestigiou o evento que neste ano contou com palestras dos profissionais: infectologista Dr. André Lazzeri Cortez; psicólogo Cláudio Scherer da Silva; Dr. Álvaro Norberto Valentim da Silva (médico do Trabalho); Isabella Nascimento e Lisiane Quadros, ambas do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos; e a analista de sistemas Julianne Teixeira de Lima Rocha (HBP). Ainda, com fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais da Agência Transfusional do Hospital que foram responsáveis pelas sessões de ginástica laboral, fisioterapia, dieta saudável e tipagem sanguínea. (Confira algumas fotos da Sipat)