A diretoria da Beneficência Portuguesa participou na manhã desta quinta-feira (27), da inauguração do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zona Orla e Intermediária (CAPS AD ZOI), promovida pela Prefeitura Municipal de Santos.
A unidade instalada em imóvel alugado pelo Hospital à Prefeitura, na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 170, na Vila Belmiro atende pessoas que fazem uso excessivo de álcool e outras drogas. Com projeto terapêutico individual desenvolvido pela equipe interdisciplinar, cada paciente recebe atenção especial, visando a redução do uso da substância, promovendo mais qualidade de vida ao usuário.
Na ocasião, o prefeito Rogério Santos, anunciou que o atendimento tem início nesta sexta-feira e assinou decreto criando o Departamento de Saúde Mental nos quadros da Secretária de Saúde da Cidade, citando estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontou um crescimento de 26%com relação ao número de dependentes químicos, justificando o foco da Administração com relação ao setor. “É obrigação do gestor público unir forças em busca de uma saúde mais inclusiva”.
O secretário de Saúde do Município, Dr. Adriano Catapreta ressaltou: “A inauguração deste equipamento mostra que Santos está focada na Saúde Mental e através de planejamento, estamos sempre avançando no atendimento, inclusive nessa área”.
O presidente da Beneficência, Ademir Pestana falou sobre a importância da ampliação do atendimento na área da saúde, destacando a parceria do hospital para com essas iniciativas.
A equipe que atende no local, a partir desta sexta-feira (28) é composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais, oficiais de administração, além de equipe de serviços gerais (de limpeza a manutenção de equipamentos.) Fotos Divulgação/SPB