No Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) cujo setor oncológico é uma referência na região, Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, acontece todos os dias, por essa razão a prevenção, orientação e combate à doença continuam.
Afinal, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo e no Brasil de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados para este ano de 2023, mais 73.610 novos casos desse tipo de câncer.
Embora no HBP a campanha seja diária, no mês de outubro, acompanhando o movimento internacional, as ações são diversificadas e reforçadas no Serviço de Oncologia para atingir um número cada vez maior de mulheres, no chamamento para a prevenção.
Com a colaboração de voluntários e funcionários do hospital além de mulheres em tratamento de câncer de mama, entre as atividades que ganharam ênfase no Outubro Rosa/2023 no hospital, destaque para a parceria com a ONG Cabelegria de confecção e doação de perucas para pacientes oncológicos, com a participação de cabeleireiros e maquiadores; café com o presidente, reunindo mulheres em tratamento de câncer de mama que participaram das edições anteriores do Desfile da Superação; roda de conversa reunindo especialistas e o Desfile da Superação/2023.
Cabelegria – Pelo segundo ano consecutivo, a parceria com a ONG Cabelegria com apoio da Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, o HBP reuniu pessoas em prol da felicidade de tantas outras. Cabelegria recebe doações de cabelos, transformam em perucas e doam para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam a queda dos cabelos.
O banco de perucas móvel, um mini caminhão rosa da Cabelegria, na manhã de 23 de outubro, estacionou no jardim da Beneficência Portuguesa e ao lado, um improvisado salão de beleza comandado pela equipe da Cosmopolitan Hair Dresser, outro parceiro do hospital nas tardes de beleza para pacientes, foi instalado para cortar cabelos das doadoras e dar a elas um corte moderno realçando a beleza de cada uma.
Entre as doadores de cabelos, crianças, adolescentes, adultos, inclusive pacientes internadas no hospital que por liberação do médico responsável, fizeram questão de participar e falar da alegria de contribuir para a confecção de perucas e com isso fazer a alegria daquelas que em tratamento do câncer sofrem queda de cabelo. Liliane de Lima, internada aguardando para ser submetida a uma cirurgia, em companhia da mãe, engrossou pela terceira vez, a corrente de doadores de cabelo e falou da satisfação pela iniciativa, especialmente ao constatar o contentamento de Solange Andrade, em tratamento na Oncologia da Beneficência ao receber e experimentar uma das perucas em exposição no caminhão rosa da Cabelegria.
Inúmeras histórias, todas carregadas de sentimentos, umas por receber outras por doar e ajudar a devolver ou elevar a autoestima de pessoas que mesmo desconhecidas, se tornam tão próximas na caminhada contra o câncer, multiplicando a esperança de cura, como enfatizou Venúzia Fernandes do Projeto Enlace que levou uma caixa repleta de mechas de cabelo. Enlace é uma rede de apoio formada por mulheres que vivenciaram a experiência do câncer de mama, visando proporcionar acolhimento emocional a quem passou ou passa pelo tratamento do câncer e de seus familiares.
A ação contou também com a presença de representantes do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer, com sede em Santos e atendimento para os nove munícipios da Baixada Santista, diretores da Sicoob e da Beneficência Portuguesa. A campanha Outubro Rosa no HBP é coordenado pelo Setor de Humanização do hospital.
Confira a ação