A tradicional Missa em Ação de Graças ao Dia da Enfermagem realizada no último dia 12, data consagrada a estes profissionais, marcou o início de um dia de muita emoção na Beneficência Portuguesa. Cumprindo todos os protocolos devido a pandemia da covid-19, na Missa realizada na Capela Santo Antônio, uma revelação que colocou um ponto final a uma indagação que anualmente ocorre quando da celebração nessa data (12 de maio). Por que o celebrante se emociona?
“Enfermeiro (a), seu carinho faz muita diferença, o seu toque transmite o carinho. Você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação…” Já, na primeira leitura proferida pela enfermeira Ângela Massing, gerente de Enfermagem do Hospital, a tônica da cerimônia eucarística daquele dia.
O celebrante Padre Gilson Aparecido Prates enfatizou que os profissionais da Enfermagem fazem muita diferença, sendo uma dádiva na vida daqueles que precisam de sua dedicação e citando a carta de São Paulo aos romanos (12,6 – 16b) pregou “Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós e se a graça é o serviço, pratiquemos o serviço…”.
Ao se referir ao carinho dos profissionais de enfermagem para com os pacientes, mirando o kit básico (esfigmomanômetro, estetoscópio e termômetro) desses profissionais, na ocasião junto ao altar da Capela Santo Antônio, Padre Gilson que tem em seu currículo curso técnico e pós graduação na área da saúde, respectivamente, Técnico em Enfermagem (técnico) e Bioética e Pastoral da Saúde (pós), teve a voz embargada pela emoção ao ressaltar a importância do serviço que tanto ajuda salvar vidas.
Ao encerramento da Missa, representando a direção e o corpo clínico da Beneficência, a Diretora Maria de Lourdes dos Santos e o Diretor Técnico Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, saudaram os profissionais homenageados em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem.
“Meu sentimento em relação aos profissionais homenageados é que foram premiados com a dádiva de Deus e o Padre Gilson recebeu duas vezes esse dom, porque ele é técnico de Enfermagem, profissão que respeito, admiro e tenho o maior carinho porque sei quanto têm forte porque lidam com a vida e com a morte. Sei muito bem o sentimento que passa em cada coração. O Dia da Enfermagem não é só o dia 12, mas são todos os dias vividos por eles, não só por conta da pandemia, mas pela profissão tão generosa. Quantas vezes vieram trabalhar com o coração apertado por conta do medo do momento que estamos vivendo. Tenho por vocês, muito carinho e gratidão” disse a Diretora Maria de Lourdes dos Santos.
“Comemorando o segundo ano consecutivo de uma Semana de Enfermagem diferente, mais dolorosa, sofrida e na qual a Diretoria do hospital presidida por Ademir Pestana queria aplaudir as nossas enfermeiras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem, baluartes de um sistema que com os médicos e outros profissionais de Saúde ajudaram-nos a construir no desalento deste ano. Ressaltamos a participação desses profissionais em fato que nos honrou a todos, o de não ter perdido até agora nenhum de nossos colaboradores para a pandemia. Isso é resultado da dedicação desse grupo que nesta casa se tornou uma família. Gente tratando da gente” proferiu Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.
Confira outras fotos da Missa