Várias pesquisas sobre como diminuir o estresse durante a pandemia têm sido realizadas no Brasil e em vários países afora, porque o novo coronavírus ocasionou diversos impactos para a população.
O temor com o Covid-19, a situação econômica, o isolamento social e a nova rotina familiar aumentando o estresse nas pessoas. Especialistas entendem que falar sobre o tema é um dos meios de colaborar a forma como lidamos com a pandemia.
Na Beneficência, onde funciona o projeto “Cuidando de quem cuida” criado pela psicóloga Aline Ferreira, para dar acolhimento aos colaboradores da instituição, com atendimento através de terapia online, orienta como lidar com os transtornos emocionais nessa pandemia, resolvemos contar como colaboradores dos mais diferentes setores fazem para desestressar.
As formas para diminuir a ansiedade que o momento impar ocasiona são as mais diferentes possíveis. Variam de terapia online as situações hilárias.
Uma revelação diária no site para refletir, rir considerar, se espelhar, copiar, descarter. Só não vale criticar. O Objetivo é desestressar:
Mãos à Obra
A série “Xô estresse” começa com o presidente da Beneficência Ademir Pestana, que para driblar o estresse do dia a dia, coloca em prática uma série de habilidades que diz, estavam esquecidas, ou simplesmente não procurava fazer usa delas:
“Na correria diária a gente nem percebe quanta coisa para consertar dentro de casa e de repente aquela parede feia lhe salta aos olhos, a iluminação da estante queimada ou fraca, a porta cujo trinco não funciona direito também precisa de pintura, ralo entupido, um azulejo solto…
Com a pandemia, não posso fazer minhas caminhadas e exercitar na praia aos fins de semana, então, mãos à obra, e fomos a cada fim de semana resolvendo essas pendências que não me incomodavam porque não tinha tempo para observá-las ou fazia conta que não via. Ali a gente se surpreende.
Enquanto retomo essas habilidades que estavam guardadas na memória, mas que a gente não esquece a sensação de alívio de estressante urgência que marca a administração de um hospital, independentemente do cargo que ocupa. Ler jornal e refletir sobre o futuro pós pandemia criando novos projetos e buscando mentalmente (sem esquecer de anotar) novas ideias, para mim, também funcionam como válvula de escape para fugir do estresse”.
1 Comment
Habilidades manuais é como andar de bicicleta. A gente não esquece. No isolamento social em que me encontro, não tenho como não ver que minha casa está pedindo uma pintura, o portão nivelamento, no quintal uma das luminárias queimou… Xi, acho melhor parar de olhar á minha volta para não aumentar o estresse.