O Concentrado de Plaquetas é um hemocomponente derivado da centrifugação de uma bolsa de sangue total. Tem um volume final aproximado de 50 ml e é conservado em agitação contínua e a temperatura entre 20-24°C.
Indicação terapêutica – A biomédica Elis Rogéria Rodrigues de Souza Pilares, da Agência Transfusional da Sociedade Portuguesa de Beneficência, explica que “o concentrado de plaquetas é necessário para pacientes com sangramentos com contagens de plaquetas inferiores a 50.000/mm3 ou portadores de disfunção plaquetária. Também pode ser utilizado como medida preventiva de sangramento em casos de procedimentos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetária”. A biomédica ressalta que a validade do concentrado de plaquetas é em torno de 5 dias.
Importância da doação de sangue – Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, pois o material coletado é separado em diferentes hemocomponentes, entre eles o concentrado de plaquetas, e cada paciente recebe a parte que seu organismo precisa (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma ou crioprecipitado) que podem ser utilizados em diversas situações. Com isso evidenciamos mais uma vez a importância da doação de sangue que não pode ficar restrita às campanhas, afinal sangue doado nunca sobra. (Ilustração: Divulgação)