O Grupo Esperança, primeiro grupo de apoio a portadores de hepatites de Santos e Baixada Santista promoveu no anfiteatro da Beneficência Portuguesa, palestra sobre o tema “Novo PCDT para Hepatite C e acompanhamento de pacientes cirróticos negativados do vírus HCV”.
A cargo do hepatologista Rogério Camargo Pinheiro Alves, a palestra destinada a profissionais da área da saúde, a palestra marcou a despedida do médico do ciclo de atividade voluntária junto a pacientes assistidos pelo Grupo Esperança na Beneficência Portuguesa. Isso se deve ao fato de sua atuação profissional ter sido intensificada na capital paulista.O atendimento médico especializados aos portadores de hepatites virais não será interrompido, pois o também especialista, Dr. Fábio Crescentini, do corpo clínico da Beneficência, já assumiu o atendimento à demanda existente, bem como futuras, da parceria: Grupo Esperança e Beneficência Portuguesa, corroborando para os anseios do Brasil e meta da Organização Mundial de Saúde que é eliminar o HCV até o ano 2030.
Na palestra que contou, inclusive com a presença do Dr. Fábio Crescentini e de Luciano Sorelli Oliveira representante da Gilead Sciences, colaborador do evento, o palestrante Rogério Camargo enfatizou cuidados no tratamento e acompanhamento de pacientes hepáticos, especialmente quando se trata de Hepatite C, considerada a mais grave e complexa, vista como uma das maiores preocupações da saúde mundial.
Descoberta em 1989, um dos fatores que mais contribuiu para a proliferação da doença é que somente a partir de 1993 os Bancos de Sangue, graças às novas tecnologias, passaram a detectar o vírus transmissor da doença, suspendendo a partir de então, a distribuição de sangue contaminado. Antes disso não existiam testes. Hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Hepatite C é a maior causa de cirrose hepática e transplantes de fígado no mundo.
O vírus da Hepatite C, conhecido como VHC é transmitido pelo sangue e seus derivados através de transfusões, contato direto (sangue com sangue) ou compartilhamento de seringas.
(Fotos SPB)
1 Comment
Boa tarde me chamo Alan fiz o tratamento da Hepatite C a 6 anos e graças a Deus consegui resultado queria contar a minha história de luta com o tratamento, realizo palestra motivacinal e procuro pessoas que estejam passando por o mesmo que passei e compartilhar com ela que a pensar das muitas dúvidas que pairam na mente de que tem o diagnóstico e começa passar por todo esse processo e falar que a hepatite tem cura eu consegui tele 011992002027 email alan-p1@hotmail.com