Termina a 0h deste domingo (26), o horário de verão, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O horário de verão brasileiro 2011/ 2012 teve início no dia 16 de outubro e ao final somarão 133 dias de duração.
Essa alteração no Brasil foi estabelecida em 1º de outubro de 1931, no governo de Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, aproveitando melhor a luz solar. Para isso é adiantada uma hora no fuso horário.
Até 2003, o horário de verão ocorria na maior parte dos estados brasileiros. Contudo, como as regiões Norte e Nordeste estão mais próximas à linha do Equador, em seus estados a duração do dia não é muito afetada. Por causa disso a mudança no horário não causaria economia de energia.
Atualmente os estados atingidos pela alteração estão concentrados nas regiões centro-oeste, sudeste e sul, conforme decreto número 6.558, assinado em 2008, pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva estabelecendo os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional. Os estados afetados são: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.