
Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência por ocasião da solenidade na qual a Câmara Municipal de da Estância Balneária de Peruíbe, quando foi agraciado com o título de “Cidadão Honorário” de Peruíbe.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PERUÍBE, VEREADOR ADILSON DA SILVA OLIVEIRA E DEMAIS AUTORIDADES PRESENTES,
PREZADA AUTORA DA MINHA INDICAÇÃO PARA O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PERUÍBE, VEREADORA MARIA DO SOCORRO ANTUNES MENDONÇA,
DR. HILÁRIO ROMANEZI CAGNACCI, PARABÉNS PELA MERECIDA HOMENAGEM. VOCÊ QUE NOS HONRA COM SEU TRABALHO NO SERVIÇO DE ONCOLOGIA DESTE HOSPITAL, MUITO OBRIGADO E EM NOME DA FAMÍLIA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, NOSSO ABRAÇO DE GRATIDÃO.
SENHORAS E SENHORES, PANTÛ PORÂ
BOA NOITE A TODOS.
SINTO-ME IMENSAMENTE HONRADO E FELIZ POR ESTAR NESSE MOMENTO, RECEBENDO O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PERUÍBE, POR ISSO, TODA E QUALQUER PALAVRA QUE EU VENHA A PROFERIR NESTA NOITE SERÁ DE GRATIDÃO. MAS ANTES DE QUALQUER OUTRA MANIFESTAÇÃO, REGISTRO MEU AGRADECIMENTO ESPECIAL À CÂMARA MUNICIPAL DE PERUÍBE E A SEUS VEREADORES QUE ADERIRAM À PROPOSTA DA VEREADORA SOCORRO MENDONÇA VOTANDO EM MEU NOME PARA TÃO ALTA HONRARIA. À VEREADORA, CONSIGNO EM ESPECIAL, MINHA ETERNA GRATIDÃO.
A HOMENAGEM QUE RECEBO FAZ COM QUE ME SINTA ACOLHIDO POR ESSA CIDADE. É COM PROFUNDO APREÇO QUE GARANTO A VOCÊS, QUE NESTE MOMENTO, ADOTO A CIDADE DE PERUÍBE, QUE SE TORNA MINHA CASA AMIGA E QUE AO LADO DE SANTOS, MEU NASCEDOURO, TERÁ EM MIM UM DEFENSOR.
SENHORAS E SENHORES, AO SABER DESSA HOMENAGEM, UM FILME DA MINHA VIDA DE FORMA MUITO NÍTIDA PASSOU PELA MINHA MENTE E ME VI NOS BANCOS ESCOLARES ONDE PELA PRIMEIRA VEZ TOMEI CONHECIMENTO DE PERUÍBE, MUITO ALÉM DE SEUS ATUAIS 65 ANOS COMO CIDADE. AFINAL, SUA HISTÓRIA REMONTA AOS PRIMÓRDIOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL EM 1500.
TRINTA E DOIS ANOS DEPOIS, CONFORME LEITURA NOS LIVROS DE HISTÓRIA, COM A FUNDAÇÃO DA VIZINHA SÃO VICENTE POR MARTIM AFONSO DE SOUZA, CHEGARAM OS JESUÍTAS.
E QUEM ELES ENCONTRARAM?
O AUÁ (AVÁ) – O ÍNDIO. POVO QUE FALAVA LÍNGUAS DE UM TRONCO LINGUÍSTICO COMO OS GUARANIS, TUPINAMBÁS E CARIJÓS. ENTRE OS JESUÍTAS, PADRE LEONARDO NUNES QUE OS NATIVOS CHAMAVAM DE ABAREBEBÊ (AQUELE QUE VOA) PORQUE PARECIA QUE ESTAVA EM VÁRIOS LUGARES AO MESMO TEMPO.
LOGO DEPOIS CHEGA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA A QUEM OS ÍNDIOS ATRIBUÍAM PODERES SOBRE TODOS OS SERES VIVENTES, INCLUINDO ANIMAIS, PLANTAS, ATÉ PODERES SOBRE A ÁGUA E O FOGO. MILAGRES ERAM ATRIBUÍDOS AO JESUÍTA QUE ERA SURPREENDIDO CONVERSANDO COM ANIMAIS BRAVIOS, SERENAVA RIOS CAUDALOSOS QUANDO PRECISAVA FAZER A TRAVESSIA ENTRE ALDEIAS, MOSTROU AOS INDÍGENAS A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA FLORESTA, DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS POR REPRESENTAREM A CASA, A AMIZADE E A CURA.
QUANDO AS ALDEIAS MISSIONÁRIAS CRIADAS A PARTIR DA CHEGADA DOS JESUÍTAS E QUE POR ORDEM DA COROA PORTUGUESA TINHAM A MISSÃO DE CATEQUIZAR OS NATIVOS, A REGIÃO DE PERUÍBE QUE PERTENCIA A CAPITANIA DE SÃO VICENTE, JÁ CONTAVA COM A IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA E COM A ALDEIA DOS ÍNDIOS PEROIBE. HOJE, O QUE RESTA DESSA IGREJA É CONHECIDA COMO “RUÍNAS DO ABAREBEBÊ.
NO SÉCULO 18, POR DISCORDAREM DO INTERESSE PORTUGUÊS EM ESCRAVIZAR OS ÍNDIOS DEVIDO A ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA NA EUROPA, OS JESUÍTAS FORAM EXPULSOS DO BRASIL E DE OUTRAS COLÔNIAS PORTUGUESAS.
A ALDEIA DE SÃO JOÃO BATISTA, ABANDONADA, TORNOU-SE UMA VILA DE PESCADORES E VIROU DISTRITO DE ITANHAÉM. SOMENTE EM 1959, O DISTRITO FOI EMANCIPADO E EM 1974, PERUÍBE FOI RECONHECIDA COMO ESTÂNCIA BALNEÁRIA.
MAS, O QUE TEM A VER O AUÁ (AVA) (ÍNDIO) COM A MINHA FELICIDADE PROVOCADA PELA HONRARIA QUE HOJE RECEBO?
MUITA COISA!
INCLUSIVE COM ESTA CASA, A SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA, UMA CASA DE ORIGEM PORTUGUESA COM CERTEZA, PARA A QUAL, ORGULHOSAMENTE FUI ELEITO PRESIDENTE.
AO SURGIR, PERUÍBE, MATA QUASE FECHADA, ERA HABITADA PELOS INDÍGENAS, GUARANIS, OU SEJA, UMA POPULAÇÃO FORMADA POR NATIVOS. HOJE, SEUS REMANESCENTES LUTAM PARA MANTER SUA IDENTIDADE PASSANDO ÀS NOVAS GERAÇÕES A CULTURA, EM ESPECIAL A LÍNGUA E A BUSCA PELA RECONEXÃO COM A NATUREZA ESTABELECENDO UMA COEXISTÊNCIA MAIS SUSTENTÁVEL DIANTE DOS ENORMES IMPACTOS COM A MUDANÇA CLIMÁTICA, ESCASSEZ DE RECURSOS DE TODA A ESPÉCIE, ETC…
A LUTA PELA MANUTENÇÃO DE SEUS COSTUMES, DE SEU HABITAT E RESPEITO À SUA HISTÓRIA EM MEIO À MODERNIDADE MOLDADA PELA TECNOLOGIA É PONTUADA QUASE COMO UM MANTRA, NA EXPECTATIVA DE ADAPTAR AS CONDIÇÕES DE VIDA QUE CONSEGUEM PALMILHAR PARA O CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO.
OS AUÁS (AVAS) DE I-PERÚ-Y-PÊ (PERUÍBE) TÊM UM SONHO MAIOR QUE É RESGATAR SUAS TRADIÇÕES E PARA ISSO CONTAM COM O FATO DE QUE A CULTURA AINDA ESTÁ NA MEMÓRIA DOS MAIS VELHOS, OU MELHOR, DOS MAIS VIVIDOS E EXPERIENTES E O INÍCIO DESTE RESGATE FOI NA O’Y GUATSU GRANDE CASA DA REZA, A MATRIZ E GUARDIÃ DO CONHECIMENTO.
ASSIM TAMBÉM É A LUTA DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA PELA PRESERVAÇÃO DE SUA HISTÓRIA, CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO, COMPROMISSO COM A NECESSÁRIA E CONTÍNUA ATUALIZAÇÃO E INCESSANTE BUSCA DE RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR COM A INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA MAIOR E CADA VEZ MAIS, MELHOR E MAIS COMPLETO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. E, CUMPRIR SEU COMPROMISSO DE COLABORAR PARA COM A SAÚDE DA SOCIEDADE SANTISTA E DA REGIÃO.
… E COMO OS AUÁS (AVAS), NÓS TAMBÉM RECORREMOS À ENERGIA E SERENIDADE DA CASA DA REZA, A CAPELA SANTO ANTÔNIO PARA, EM ORAÇÃO SERMOS MERECEDORES DE IDEIAS ADEQUADAS AO OBJETIVO DA MISSÃO DESTA CASA.
DIANTE DA GRANDIOSIDADE E DA GENEROSIDADE DE PERUÍBE ATRAVÉS DE SEUS REPRESENTANTES NO LEGISLATIVO, FINALIZO COM A CERTEZA DE QUE NADA FIZ PARA MERECER TÃO SIGNIFICATIVA HONRARIA. APENAS POSSIBILITEI RAZÕES MATERIAIS PARA QUE OS PROFISSIONAIS QUE NA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA TRABALHAM, TENHAM CONDIÇÕES DE BOM ATENDIMENTO, INCLUINDO OS MORADORES DE PERUÍBE QUE RECORREM A ESTE HOSPITAL.
SENHORAS E SENHORES, EM ESPECIAL AOS COLABORADORES DA BENEFICÊNCIA, COMO NÃO FAZEMOS NADA SOZINHOS, TENHAM A CERTEZA QUE, DE CORAÇÃO, ESSA HOMENAGEM É EXTENSIVA A TODOS VOCÊS. SE ESTA MINHA FELICIDADE SIGNIFICA MEU APREÇO POR Y-PE-RU-Y-PÊ (PERUÍBE), POSSO AFIRMAR:
XE-MOAPYS-YK (ESTOU FELIZ).
AE-WE-TÉ (OBRIGADO) I-PERU-Y-PÊ (RIO DOS TUBARÕES)!



