

Ademir Pestana, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência recebeu o título de Cidadão Honorário da Estância Balneária de Peruíbe. Por decisão da diretoria do legislativo peruibense, a honraria foi entregue na última quinta-feira, em Ato Solene realizado no Salão Nobre do Hospital.
A iniciativa foi da vereadora Socorro Mendonça que presidiu a solenidade reunindo autoridades, parlamentares, representantes dos mais diferentes segmentos das sociedades do Litoral, além, naturalmente das cidades de Santos e de Peruíbe. Também por iniciativa da vereadora, na ocasião foi homenageado o médico Hilário Romanezi Cagnacci, oncologista do Hospital Beneficência Portuguesa com uma Moção de Congratulações.
Primeira vice-presidente da Câmara de Peruíbe, vereadora Socorro presidiu a mesa diretora do Ato Solene formada ainda pelo Secretário de Governo de Santos, Dr. Fábio Ferraz, no ato representando o prefeito santista Rogério Santos, vereador Carlos Teixeira Filho que representou o Legislativo santista e os homenageados Ademir Pestana e Hilário Romanezi.
Além do heráldico salão nobre literalmente lotado, o hall do Palacete Santo Antônio (sede da Beneficência) foi adaptado para receber um telão para que amigos dos homenageados pudessem acompanhar a transmissão do ato solene que teve início com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Peruíbe, seguidos da palavra da presidente da Mesa sobre a importância do evento que provocou a transferência temporária da Câmara de Peruíbe para o Hospital Beneficência Portuguesa. Antecedendo as homenagens, fizeram uso da palavra, Dr. Fábio Ferraz e Dr. Carlos Teixeira, respectivamente representantes da Prefeitura e do Legislativo de Santos.
Moção de Congratulações – No discurso de saudação ao médico Hilário Romanezi, formado há 50 anos pela primeira Faculdade de Medicina de Santos (Centro Universitário Lusíada – Unilus) e atendendo na Beneficência tão logo formado, a vereadora Socorro Mendonça ressaltou o que a Câmara de Peruíbe traduz como alcance social de seu para aquele município.
“Dr. Hilário desenvolve aproximadamente 80% das quimioterapias dos pacientes de Peruíbe que são realizadas na Beneficência Portuguesa de Santos. Esse número diz muito. Diz que Santos e Peruíbe se encontram, todos os dias, no caminho da saúde. Diz que a cada ida e vinda, há uma rede de cuidado que se organiza – profissionais, motoristas, familiares, o apoio de quem recebe, a esperança de quem chega. E graças a serviços qualificados e a profissionais comprometidos como o Dr. Hilário, que centenas de famílias têm acesso ao tratamento oncológico que necessitam com dignidade e qualidade.” disse a autora da homenagem que ressaltou também a contribuição do médico como professor na Faculdade de Medicina de Santos, onde forma e inspira novas gerações de profissionais “compartilhando com rigor, generosidade e ética os fundamentos que estruturam a boa medicina”.
Dr. Hilário, como sempre econômico nas palavras, fez questão de estender a homenagem à sua equipe. “O tratamento de câncer é multidisciplinar, muito difícil, muitas variantes. Se não tivermos uma boa equipe, desde médicos multidisciplinares, radioterapeutas, oncologistas clínicos, cirurgiões, psicólogos, pessoal da enfermagem e da administração são todos muito importantes. Me sinto lisonjeado, mas estendo essa homenagem a todos os membros da minha equipe”. O breve discurso do médico não escondeu a emoção estampada em seu rosto e no semblante de colaboradores do Serviço de Oncologia do hospital.
Cidadão Honorário – “ Falo como uma cidadã da Baixada Santista, profundamente grata a quem escolheu servir ao próximo com seriedade, competência e amor ao que faz.. E em nome da Câmara Municipal de Peruíbe, é uma satisfação prestar o reconhecimento ao senhor Ademir Pestana, cuja trajetória representa trabalho, dedicação e um legado relevante para a comunidade”, assim falou a vereadora Socorro ao discursar durante o ato solene em que o Legislativo peruibense outorgou o título de Cidadão Honorário ao presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos.
Emocionado, Ademir Pestana, contou em detalhes, o filme que passou por sua cabeça, quando soube da homenagem e foi buscar no baú de memórias as lições dos bancos escolares, onde através dos livros conheceu Peruíbe. De povos primitivos resilientes a Estância Balneária, Peruíbe dos tupis guaranis a partir do título de Cidadão Honorário tem no homenageado, um seu defensor, conforme evidencia em seu discurso (pelo qual foi aplaudido de pé) publicado na sequência a este texto.
Além de comitiva de Peruíbe formada pela vereadora Socorro Mendonça, Kaian Teixeira Volasco, diretor de Administração e Finanças da Prefeitura; da Câmara: o procurador Dr. Matheus Felipe Guerra Moraes; Wonner Márcio de Souza, diretor geral; Júlio Cesar Barbosa, diretor Parlamentar; Lucas Gewehr Mendes, chefe operacional e Flávia Gomes Pereira, comunicadora social, também presente, o cidadão Renato Rodrigues. Entre mais de uma centena e meia de presentes lá estavam: os secretários municipais de Santos Dr. Fábio Lopez (Saúde) e Bruno Orlandini (Portos); Ronaldo Santiago – Assessor Especial de Assuntos Legislativos da Prefeitura de Santos, Tenente Júlio César Alves de Matos representando o Comandante da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Capitão de Mar e Guerra Marcos André de Souza e Silva; vereador santista Edvaldo (Chita) Menezes; José Duarte, presidente do Centro Cultural Português; Flávio Santana representando o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; Dr. Fábio Ventura representando o deputado estadual Caio França; Padre Gilson Aparecido da Paróquia Santa Cruz; Dr. Antônio Fernandes Ventura, da Sicoob – Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil; Dr. Rafael Vita diretor administrativo do Plano Santa saúde; Cristina Campos, presidente do MAF-Movimento de Arregimentação Feminina de Santos, Dr. José Geraldo Gomes Barbosa, presidente do Inst. de Pesquisas Sociais José Bonifácio; Martinho Leonardo, presidente da Sociedade de Melhoramentos Bairro Aparecida; Dr. Maurício Cury; Cleide Sampaio e Allan Boscato da Millenium; Shirley Bezerra presidente da ONG Amigas do Peito de Bertioga; Márcia Dias representando a vice-prefeita de Bertioga Lucília Goulart; Dr. Luiz Ferreira, presidente do Elos Clube de São Vicente; Manoel Constantino, ex-vereador e Luiz Vinagre, presidente do Grupo Família e Cidadania de Santos, familiares
e muitos outros amigos dos homenageados, além de colaboradores dos diversos setores do Hospital Beneficência Portuguesa.
Confira algumas fotos da concorrida noite





















































































































