Dois diretores da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Maria de Lourdes dos Santos e Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, foram homenageados com o título de Grande Benemérito de Santos, outorgado pelo Grupo de Proteção da Família e da Cidadania. Eles foram destacados pela atuação em benefício da comunidade.
Maria de Lourdes dos Santos, diretora secretária da Beneficência, recebeu o diploma emocionada e ao lado da família se disse incrédula com a distinção. “Estou muito surpresa porque nunca imaginei que qualquer ação em prol de alguma pessoa fosse do conhecimento de outras e muito menos ainda receber uma homenagem tão bonita. Só posso agradecer e dizer que fiquei honrada e ainda estou surpresa”. Ela que está na diretoria do hospital há 21 anos, ressalta que sua função é voluntária.
Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, Diretor Técnico do Hospital Beneficência Portuguesa que considera sua segunda casa, afinal lá está há 53 anos, onde ingressou para fazer a residência médica e internato em Cirurgia com Dr. Arthur Domingos Pinto (1909-1986) pioneiro na cirurgia cardíaca no Brasil e na América Latina. Mario Cardoso, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Diretor Executivo da Escola de Clínica Médica (SP); ex-presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação dos Médicos de Santos e fundador da Unicred, também emocionado e agradecido, disse que todo o reconhecimento “é a ponte que nos liga a um patamar mais alto de responsabilidade e isso me dá a certeza de que a conexão médico/paciente é fundamental para o exercício da medicina cuja prática é um ato de amor”.
Na solenidade do Grupo de Proteção da Família e da Cidadania presidido por Luiz Vinagre foram homenageados também o prefeito e a vice prefeita de Santos, respectivamente, Rogério Santos e Aldrey Kleys; Marcos Clemente Santini (diretor do Grupo A Tribuna), engenheiro Flávio Pereira Simões (empresa Projexe), a advogada Márcia Arbbrucezze e a professora Guadalupe Ribeiro Filetti (protetora de animais).
O evento realizado recentemente no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, cuja diretoria presidida por Ademir Pestana foi prestigiar os homenageados e os idealizadores do agraciamento. Ademir Pestana e Aldrey Kleys a convite do presidente do Grupo de Proteção da Família e da Cidadania, Luiz Vinagre fizeram parte da mesa que presidiu a solenidade.