

Em comemoração aos 166 anos de fundação, a Sociedade Portuguesa de Beneficência teve missa celebrada pelo Bispo Coadjutor de Santos, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães (Dom Mol) e homenageou o último Imperador do Brasil, Dom Pedro 2º com a inauguração de um Memorial em comemoração aos 150 anos de sua primeira visita ao hospital.
A programação foi iniciada às 9h, com Missa na Capela Santo Antônio celebrada pelo Bispo Coadjutor de Santos Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães (Dom Mol) e concelebrada pelo Capelão do hospital, Padre Rosivaldo Donizeti. Na nave lotada, era visível a emoção das pessoas ouvindo Dom Mol mencionar parábolas de Jesus, em especial sobre traje de festa “quando a pessoa se veste de bondade”.
Na sequência, a diretoria, sob a presidência de Ademir Pestana, inaugurou o *Memorial a Dom Pedro 2º em celebração aos 150 anos da primeira visita do Imperador à instituição, em 29 de agosto de 1875. Na ocasião ele estreou o Livro de Visitas Especiais, uma das peças que integra o Memorial. A segunda visita ocorreu 11 anos depois (13 de novembro de 1886). Em ambas assinaturas o soberano em vez de assinalar com algarismos romanos optou por D. Pedro 2º, usando algarismo arábico para identificar sua posição em termos de sucessão na família ou dinastia.
Por essa razão para o Memorial, o hospital adotou o uso desse tipo de numeração ao se referir ao homenageado. No livro, assinaturas de uma plêiade de notáveis que fizeram e outros tantos que fazem parte da nossa história, entre eles, dois descendentes do homenageado, sua filha a Princesa Isabel e seu trineto Dom Bertrand de Orleans e Bragança, e os navegadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, os primeiros a realizarem a travessia aérea do Atlântico Sul. Um vídeo representando a chegada do Imperador ao hospital e apreciando o conteúdo do Memorial, arrancou lágrimas de alguns presentes.
Aliando tradição à modernidade a Beneficência Portuguesa investe em tecnologia como evidencia a recente aquisição de um novo acelerador linear Halcyon/Varian (para tratamento oncológico) de última geração usado inclusive para radiocirurgia e mais um Arco Cirúrgico, equipamento que propicia mais segurança e eficácia em cirurgias. Este último já em funcionamento e acelerador previsto para início no próximo ano.
*O Memorial pode ser visitado de segunda a sexta-feira no horário comercial.




































