BeneCine, uma das ações do programa de Humanização do Hospital Beneficência Portuguesa exibiu nesta semana para pacientes internados (desde que liberados pelos médicos) e acompanhantes, o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Com roteiro de Tom Schulmann e dirigido por Peter Wer, o filme, um dos marcos do cinema da década de 90, várias vezes premiado, incluindo o Oscar de melhor roteiro e indicação de melhor ator para Robbin Williams (faleceu em 2014) tem como proposta incentivar as buscas por uma vida mais autêntica desafiando as expectativas da sociedade para viver sua própria identidade.
Para encontrar o verdadeiro significado de suas existências um grupo de jovens estudantes de uma tradicional escola de elite dos Estados Unidos no ano de 1959, é incentivado por um professor interpretado por Robbin Williams a desafiar as normas estabelecidas na busca da realização pessoal.
O filme oferece uma reflexão sobre a educação, a individualidade e a liberdade de expressão. “Carpe diem” (Aproveitem o momento) é a frase chave do professor para, através da poesia, incentivar aqueles jovens presos ao status quo das famílias e da sociedade à época a se libertarem das relações opressoras em busca de relacionamentos e de vida saudáveis e autênticos.
“Façam suas vidas extraordinárias” insiste o mestre. A mensagem é clara: devemos aproveitar cada dia e viver nossas vidas com paixão e autenticidade, lembrando sempre que isso se aplica em qualquer momento de nossa, queiramos ou não, extraordinária existência.
BeneCine acontece na sala de projeção de uma das alas de internação do hospital e tem por objetivo além do entretenimento, levar mensagem de fé e perseverança na busca de realizações e em especial na força interior de cada um visando o alcance de suas expectativas.