Nesta data (14 de julho) é celebrado o dia de São Camilo de Lellis. Conhecido como o padroeiro dos doentes, hospitais e profissionais da saúde é reverenciado na Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, cuja capelania pertence a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos).
O dia de São Camilo é uma oportunidade para refletir sobre a importância do cuidado com os doentes e a dedicação dos profissionais da saúde. Os camilianos, seguindo o exemplo de seu fundador, são chamados a cuidar dos enfermos com amor e compaixão, levando o amor de Deus a cada um.
São Camilo de Léllis nasceu em 1550 na Itália e morreu em 14 de julho de 1614 em Roma tendo dedicado sua vida ao cuidado dos enfermos. Uma de suas frases “Os doentes nos revelam o rosto de Deus” evidencia sua atenção, cuidado e dedicação aos enfermos, em reconhecimento aos cuidados que o Criador lhe proporcionou através de inúmeros cristãos, uma vez que ele próprio foi cuidado ao longo de sua enfermidade (tumor em um dos pés). Ordenado sacerdote aos 34 anos, continuou a servir os doentes e mais necessitados até sua morte em 1614.