É cada vez mais evidente o bem estar que os pets que regularmente visitam pacientes internados no Hospital Beneficência Portuguesa promovem. Nos últimos dias a rotina no hospital foi alterada pelos cães terapeutas da Guarda Civil Municipal de Santos e pela dupla Jabuca e Briosa.
Primeiro foram Luke, o “grandalhão fofo” um Goldendoodle cuja fofura só encontra parâmetro no seu tamanho e o Ozzy, o Boder Collie de beleza e meiguice incríveis, além de olhar hipnotizante, que transformaram o ambiente hospitalar. Ambos integram da Guarda Municipal de Santos que conta com outros cães terapeutas.
Dois dias depois foi a vez da dupla de Golden Retriever Jabuca e Brioza (com z) que deliciosamente cheirosos e meigos contagiaram de alegria todos que encontraram pelo caminho. Funcionários, pacientes, acompanhantes todos queriam uma foto, um carinho.
A emoção tomou conta em um apartamento em ala de internação, quando a paciente que acabrunhada tornava visível sua tristeza por estar acamada surpreendeu a todos. . À entrada da dupla no aposento, provocou na paciente uma transformação instantânea. A primeira reação foi de surpresa, depois o sorriso iluminou não apenas seu semblante, mas o ambiente, e de braços abertos se entregou ao aconchego oferecido pelos pets.
A pet terapia é uma das várias ações do Programa de Humanização desenvolvido pelo setor específico do hospital.
Os cães da Guarda Municipal estavam sob a supervisão da inspetora Nizete Maurício dos Santos e os Golden Retrievers acompanhados dos seus tutores Fernanda e Ricardo Araújo.