O filme do mês de junho da programação BENECINE – cinema no hospital, ação do Setor de Humanização do Hospital Beneficência Portuguesa, foi “Invencível” baseado em uma história real sobre o poder resiliente do ser humano.
O filme retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini, Segundo Tenente de um esquadrão aéreo de bombardeiros dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial, durante um resgate no Oceano Pacífico, o avião em que estava, cai e apenas ele e dois companheiros sobrevivem e passam 47 dias de pavor e provações diversas. Um dos companheiros morre antes de serem resgatados pelos inimigos japoneses.
Com o resgate, uma nova fase de terror no campo de prisioneiros dos japoneses onde a brutalidade era a palavra de ordem. Cativo, Louis passa 43 dias em condições sub-humanas, verdadeira via cruscis sendo cobaia de experiências médicas, sofrendo torturas física e mental, mas resistiu graças a uma força interior que moldou seu instinto de resistência e sobrevivência. Em 1945 ao fim da guerra, volta aos Estados Unidos. Louis Zamperini interpretado pelo ator Jack O’Connell, faleceu em 2014 aos 97 anos. Dirigido por Angelina Jolie o filme é uma adaptação do livro de Laura Hillenbrand.
As sessões de cinema acontecem na sala de projeção de uma das alas de internação do hospital, e são destinadas a pacientes internados (desde que liberados pelos médicos) e acompanhantes.