Morreu Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco. Com tristeza, a Sociedade Portuguesa de Beneficência se despede do Santo Papa Francisco que retorna à Casa do Senhor
Aos 88 anos, o Papa Francisco faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário da Itália, nesta segunda-feira, 21 de abril.
Papa Francisco, de hábitos simples, dedicou sua vida ao Criador. Conhecido como o Papa dos humildes, foi o 266º Papa da Igreja Católica. Trabalhava por reforma na Igreja com objetivo de aproximá-la mais do povo.
Em abril do ano passado o pontífice chamou atenção dos fiéis ao anunciar que já estava “tudo pronto” para seu sepultamento, tendo ordenando um ritual simples. Determinou que a partir dele, ao contrário do que se fazia até então com relação ao sepultamento dos papas, que os corpos não sejam expostos fora dos caixões.
Em 12 anos de pontificado, algumas das principais mudanças realizadas foram voltadas em grande parte ao ensinamento com base no que chamava de aprendizado através da convivência com quem o cercava e com quem o buscava, ou baseado no estilo da Igreja que “como tudo, precisa estar atenta às mudanças” como dizia .
Entre as mudanças: Maior simplicidade no papado; Normas que tornam a Cúria Romana mais aberta e menos clerical; Mais autoridade e visibilidade às mulheres, postura mais acolhedora aos homossexuais e transgêneros; A sinodalidade como estilo de Igreja mais consultivo e participativo; e Ensinamento e gestos sobre pena de morte, meio ambiente e abusos.
Primeiro Papa latino, Francisco que foi, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos, nasceu na Argentina em 17 de dezembro de 1936, completaria 88 anos no final do ano. Devoto confesso de Nossa senhora de Aparecida, Papa Francisco esteve no Brasil por duas vezes, em 2007, quando ainda era cardeal e outras em 2013, já como papa.