Nesta terça-feira (11), às 15h, no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, apresentação de mais uma etapa do processo de implantação do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente
Na busca constante pela excelência no atendimento e segurança do paciente, a Sociedade Portuguesa de Beneficência trabalha com o objetivo de conquistar a Certificação de Qualidade junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Ciente de que certificar a qualidade do serviço prestado vai além de mostrar que se preocupa com o paciente, a Beneficência investe no aprimoramento da qualidade e segurança dos que buscam atendimento hospitalar e na melhoria dos processos de gestão. Para isso a direção da entidade decidiu instituir um sistema de Gestão de Qualidade visando a melhoria dos processos e implantação de práticas que promovam a segurança dos pacientes e a melhoria dos processos administrativos e assistenciais.
O trabalho para a padronização, agilidade e segurança de todo o processo de atendimento na Beneficência Portuguesa através de uma gestão de qualidade, engloba medidas para evitar e gerenciar riscos e exige esforço por parte não apenas das equipes de saúde, mas de todo o corpo funcional da instituição para promover as adequações necessárias visando a segurança dos pacientes. As medidas a serem adotadas seguindo a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) consolidam o compromisso ético e a preocupação com as melhores práticas assistenciais com base nas Metas de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A certificação pela ONA tem impacto positivo para todos os envolvidos porque o processo consiste em ordenação, racionalização e compromisso com os pacientes, colaboradores e comunidade evidenciando a preocupação do hospital com o serviço prestado atingindo padrões de qualidade em cada procedimento.
A Acreditação Hospitalar promovida pela ONA é um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua e garante à entidade certificada, um selo de qualidade e eficiência.
Núcleo de Segurança – A Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, conhecidos como Hospital Beneficência Portuguesa, mantém atuante o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em conformidade com a Portaria 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente, e a RDC 36/2013.
Uma das principais finalidades do NSP é a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla ações para promoção de uma assistência segura, livre de falhas e danos aos pacientes, além de identificar e minimizar riscos relacionados ao cuidado em saúde. O NSP do Hospital Beneficência Portuguesa é formado por vários profissionais da Equipe Multidisciplinar, Diretorias Clínica e Técnica da instituição.
Dentre as diversas diretrizes contemplada no
Plano de Segurança do Paciente,
está a implantação e monitoramento das
Metas Internacionais de Segurança do Paciente:
*Colaboração técnica de Tatiana Lima – Gerente Corporativa da Qualidade/CSC Medical