A última sessão do BeneCine do ano, apresentou para pacientes do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), o filme “A Cabana”, drama adaptado do livro de Willian P. Young, que evidencia o perdão como uma forma de libertação. A exibição do filme em uma sala especialmente preparada para o evento, em Ala de Internação do hospital, reuniu pacientes (alguns deles em cama hospitalar) e acompanhantes.
Com direito a pipoca e suco (tudo preparado de acordo com as dietas prescritas aos pacientes) além de água, a plateia, ao final da exibição conversou com o psicólogo Cláudio Scherer e Samantha Rocha e com a coordenadora de Humanização do HBP, Paula Ribeiro, sobre a mensagem do filme.
“A Cabana”, conta a história de Mackenzie Phillips, vivido pelo ator San Worthington que tem a vida devastada pela perda da filha pequena raptada e encontrada sem vida em uma cabana perdida nas montanhas. A grande tragédia destrói a vida de “Mack” como ele é chamado, que passa a questionar até a fé que sempre teve em Deus. No auge do sofrimento, a percepção de que mesmo diante de tragédias, é possível encontrar a redenção por meio da fé e do perdão.
E isso acontece quando tem a visão da Divina Trindade – Pai (Deus representado por uma atriz negra), Filho (Jesus sem traços árabes) e Espírito Santos (representado por uma jovem atriz oriental) para destacar que a fé não tem preconceito de raça ou cor (cenas que provocaram críticas por parte de religiosos, quando do lançamento do filme em 2017). BeneCine, uma das ações oferecidas pelo Setor de Humanização do hospital, tem por objetivo apresentar palavras e incentivo através de exemplos de superação.