Reconhecida pelo Conselhos Federal de Medicina e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a pet terapia tem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), um grande destaque. Aprovada como grande aliada à saúde devido aos benefícios junto aos pacientes, a presença dos chamados cães terapeutas é presença constante no hospital.
E neste mês de dezembro, quando a sensibilidade das pessoas, nitidamente aflora com mais intensidade, quase certo devido às festas natalinas, os cães responsáveis pela onda emotiva que toma conta do hospital quando estão presentes, espalharam carinho, confiança e esperança evocando o clina natalino.
Na semana que antecede o Natal, as duplas de Golden Retriever Mel e Boris e Brioza e Jabuca, vestidos à caráter transformaram a visita terapeuta em presente de Natal. Nas visitas das duplas em dias diferentes (dias 10 e 17), por onde passaram a alegria foi a mesma.
Administração, corredores e alas de internação tiveram o quase silencio interrompido por risos, palmas, expressões de carinho, de agradecimento e lágrimas de contentamento. Todos queriam a atenção das duplas que dóceis, sabiam exatamente por estavam no local. E, apesar do curto tempo de permanência no hospital, para todos os que desfrutaram de suas presenças, a certeza de que a pet terapia não é somente um bálsamo para o espírito, mas alívio às dores, ansiedade e renovação de fé.