Começa nesta quarta-feira (4) em Santos, o I Seminário Internacional sobre Chemsex e Redução de Danos no Brasil, uma atividade satélite do I Seminário Internacional de Redução de Danos da UNIFESP. O evento pioneiro no Brasil e na América Latina que será realizado pelo Instituto Multiverso em parceria com o Fundo Posithivo faz parte do projeto ColocAÇÃO: Redução de Danos da Periferia ao Centro, e conta com o apoio da OSC Concidadania, Do Centro de Convivência É de Lei e da Sociedade Portuguesa de Beneficência.
A iniciativa reunirá durante dois dias, nesta quarta-feira, na Estação Cidadania com início às 18h30 e na quinta (5), das 9h às 18h, no Hospital Beneficência Portuguesa, especialistas, profissionais da saúde, pesquisadores, influenciadores digitais e representantes da sociedade civil para discutir o tema estratégias de redução de danos no contexto do Chemsex.
Chemsex, (sexo químico ou sexo aditivado) termo que designa o uso de substâncias psicoativas para intensificar experiências sexuais, é uma prática crescente em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O seminário tem como objetivo promover um diálogo aberto e construtivo sobre o tema, abordando os desafios associados e propondo estratégias de redução de danos que respeitem a diversidade e os direitos individuais.
Programação – O Seminário começa nesta quarta-feira com sessão de abertura às 18h30, na Estação da Cidadania, sede da OSC Concidadania (Av. Ana Costa, 340), reunindo nomes como Artur Queiroz (USA); Pierre Freitaz, do Brasil; Ademir Pestana, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência; Fábio Mesquita, pioneiro em redução de danos na América Latina; Karin Di Monteiro, do projeto É de Lei; Ben Collins (UK); Myro Rolim, diretor da ABRAMD; e Jorge Flores Aranda (Canadá). Em seguida, às 20h, Dr. Fábio Mesquita ministrará a aula magna “Redução de Danos: Do Início aos Dias Atuais. Das Seringas ao Chemsex”, destacando sua trajetória como fundador da International Harm Reduction Association (IHRA) e como líder de políticas públicas inovadoras na América Latina.
Na quinta-feira (5), as atividades acontecerão no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos (Av. Bernardino de Campos, 47), com início às 9h com o painel “A Química e Psicodinâmica do Chemsex”, mediado por Fabio Mesquita, com a participação de Artur Queiroz, Karin Di Monteiro e Jorge Flores. Às 10h30, o segundo painel, “Redução de Danos: Intervenções Baseadas em Evidências”, contará com Myro Rolim e Dr. Stephane Wen-Wei Ku, (Taiwan) especialista em saúde LGBTQIA+ e práticas de chemsex. Às 13h30, o terceiro painel, “Chemsex – Do Prazer ao Risco: Uma Perspectiva em Saúde Mental”, terá como palestrantes João Geraldo Netto, do canal Super Indetectável; Thiago Fidalgo, pesquisador brasileiro em saúde mental e uso de substâncias; e Vitor Passarelli, do GT Chemsex em São Paulo.
Às 15h, ocorrerá uma oficina interativa sobre “Estratégias para Populações Sub-representadas no Contexto do Chemsex”, mediada por João Geraldo Netto e a participação de Juma Santos, da organização de reducao de danos para trabalhadoras do sexo – Tulipas do Cerrado. O evento será encerrado às 16h30 com uma sessão dedicada a “Propostas para Pesquisas Futuras e Ações Colaborativas”, mediada por Fabi Mesquita (Instituto Multiverso) e o Fundo Positivo.
O seminário destaca-se como um marco na promoção da conscientização e na ampliação do diálogo sobre chemsex no Brasil, contribuindo para soluções inclusivas e informadas para o enfrentamento do tema.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrec7Mij_cQOKuCTh0DKuecFLP_SyhsAeMqXQ0JudpCOp3NQ/viewform
mais informações com:
Fabi Mesquita – Tel 61-99872 4955
Noemi Macedo – Tel 13 – 99787 2680