Muitas homenagens na celebração ao Dia do Médico, no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP). No último 18 de outubro, a diretoria do Hospital presidida por Ademir Pestana, reuniu no Salão Nobre da Instituição, médicos, autoridades e funcionários para agradecer e celebrar a data.
No encontro, um coffee break, a emoção de aplaudir médicos de diferentes especialidades e idades, em especial pais e filhos que, juntos trabalham no hospital. A convivência enriquecedora entre profissionais de turnos (plantões) e gerações diferentes pode ser constatada pela livre composição das mesas, os abraços e aplausos.
“Celebrar o Dia do Médico é uma das formas de agradecer e homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas a cuidar das nossas vidas e, nessa data, uma reflexão sobre a evolução da Medicina. Reconhecer o trabalho e a dedicação de todos os médicos, em especial de vocês que atendem na Beneficência é uma forma de agradecer o empenho em nome da saúde das pessoas” disse o presidente Ademir Pestana ao saudar os homenageados.
O secretário de Saúde de Santos, Dr. Denis Valejo Carvalho, representando o prefeito Rogério Santos, falou da importância, especialmente da contribuição do médico para a melhoria da qualidade de vida da população, enquanto o diretor técnico do Hospital, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, um dos decanos do HBP, deixou fluir a emoção ao ser agraciado com o Diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade através do atendimento nos hospitais da Beneficência Portuguesa.
Além de Mario Cardoso, outro decano da Casa, Dr. Luiz Alberto Barreto, também emocionado, reverenciou os colegas e agradeceu a Diretoria do hospital, ressaltando que o tipo de homenagem que se fazia acontecer, justificava toda sua trajetória profissional que só se fundamenta por lhe permitir tratar (cuidar) do próximo.
Vários médicos foram homenageados e entre os momentos de emoção, a homenagem à duas gerações de médicos (pais e filhas) trabalhando juntos no HBP, os pneumologistas Josué Reinaldo Ferreira e Mariana Lousada Ferreira e os oncologistas Hilário Romanezi Cagnacci e Paula Henriette Cagnacci.
Além dos diretores do HBP, Maria de Lourdes dos Santos, Carlos Alberto Limas e Rivaldo Rodrigues Novaes Jr., entre os presentes, lá estiveram: Prof. Paulo Habice Moretti e Sra Neuza Maria Alonso Regiani, respectivamente, Reitor e Secretária Geral do Centro Universitário Lusíada; Dra. Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, conselheira do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado; Antonio Joaquim Ferreira Leal, presidente da APM – Associação Paulista de Medicina-Santos; Augusto Capodicasa e Dr. Raphael Vita Costa, presidente e vice-presidente do Plano Santa Saúde; o delegado Regional do Conselho de Biomedicina e presidente do Laboratório Celula Mater, Dr. Carlos Eduardo Pires de Campos e sua irmã, Dra Fátima Pires, Diretora Técnica do mesmo laboratório.
Também presentes, Meire Garcia e Gerson Chameh, representantes da SICOOB – Unimais Metropolitana, Ademir Irussa, presidente do Sintra Saúde, o engenheiro Telmo Costa de Lara, e ainda, Evelyn Teixeira do Nascimento e Juliana Fernandes Perrota, representando a Sisprime Cooperativa de Crédito. Também, representantes de diferentes setores da Beneficência Portuguesa prestigiaram o evento cuja trilha sonora esteve a cargo dos músicos Maurício Fernandes (sax) e Nei Rocha (guitarra).
Confira algumas fotos do evento.