A Sociedade Portuguesa de Beneficência completa 165 anos e reafirmando seus três conceitos básicos: missão, visão e valores, investe na humanização e em tecnologia ampliando o atendimento médico hospitalar, na aquisição de equipamentos de ponta (já em funcionamento) e ultimando projetos para expansão de novas alas de internação, além de reforçar o cuidado para com a preservação de seu patrimônio histórico e cultural.
Para celebrar a data, a Beneficência Portuguesa, fundada em21 de agosto de 1859, convida para Missa Festiva que será presidida pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa, na quarta-feira (21), às 9h, na Capela Santo António.
No mesmo dia, às 16h, no Salão Nobre do hospital, será realizada a palestra “Ladrilhos Hidráulicos um Mergulho na História…de Istambul para a Sociedade Portuguesa de Beneficência”, pelo palestrante Edson Santána do Carmo. Ao final, o palestrante levará os participantes a um breve tour pelas diferentes composições de ladrilho hidráulico que formam os diversos ‘caminhos’ que compõem o piso do Hospital Santo António, um palacete neocolonial tombado pelo Condepasa em 2012.
A Sociedade Portuguesa de Beneficência foi fundada em 21 de agosto de 1859, e seu primeiro hospital foi construído entre as ruas das Flores e do Rosário (atuais ruas Amador Bueno e João Pessoa). Em 1926 foi transferido para o atual endereço, Av. Bernardino de Campos, 47, na Vila Belmiro (Canal 2).
A programação é aberta ao público em geral.