4 de Julho – Dia de Santa Isabel
Padroeira das Santas Casas, Santa Isabel – Rainha de Portugal, também chamada de Rainha da Concórdia, desde cedo demonstrou sua profunda devoção a Deus. Nasceu em 4 de janeiro de 1271 na Espanha, aos 12 anos casou-se com Dinis I, Rei de Portugal.
Conhecida por seu coração generoso, Isabel não se omitiu às obrigações impostas por sua condição de rainha, da qual nunca se envaideceu, dedicando sua vida à oração, à caridade e ao cuidado dos pobres e doentes. Teve dois filhos: Constança e D. Afonso IV. Bondosa, deu guarita aos dois filhos ilegítimos ( Afonso Sanches e Pedro Afonso) do rei.
Mediadora da paz e promotora da reconciliação durante o longo reinado de seu marido, incluindo muitos conflitos familiares, generosa, a Rainha Isabel usou recursos do reino para construção de mosteiros, hospitais e asilos. Ao enviuvar (1.325 ) viveu em retiro espiritual sempre promovendo a paz. Morreu aos 65 anos, no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra no dia 4 de julho de 1336. Foi canonizada pelo Papa Urbano VIII em 1625.
Santidade e virtudes cristãs, bem como oração e piedade marcaram a existência de Santa Isabel na terra. Padroeira das Santas Casas, Santa Isabel tem imagem na Capela Santo Antônio, no Hospital Beneficência Portuguesa (Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro). Aberta ao público, na Capela são realizadas Missas Dominicais às 9h e Missa da Saúde às quartas-feiras, às 16h.