Apostando na ousadia para oferecer maior acolhimento, conforto e principalmente manter ou elevar a autoestima do paciente, o Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) ampliou o leque de ações do Setor de Humanização com o BeneCine que na sessão de estreia apresentou o filme “Desafiando Gigantes”.
A sala ficou lotada para a primeira sessão de cinema que contou com as presenças de Ademir Pestana, presidente da Instituição, do psicólogo Cláudio Scherer, de pacientes (liberados pelos médicos) e acompanhantes. Com direito a pipoca e suco (tudo preparado de acordo com as dietas prescritas aos pacientes) além de água, a plateia VIP não se fez de rogada ao demonstrar emoção, não apenas pela história de fé e superação do treinador Grant Taylor, interpretado pelo ator Alex Kendrick, mas também pela iniciativa do Hospital.
Ao final da sessão, o psicólogo Claudio Scherer e a coordenadora de Humanização do HBP conversaram com a plateia sobre a mensagem do filme, uma vez que a intenção é, além do entretenimento, colaborar para com a recuperação dos pacientes através de incentivo e o filme mostra tudo isso.” Nunca desista, nunca perca a fé, o poder da crença proporciona a habilidade de vencer” é a mensagem de “Desafiando Gigantes”.
Milagre da fé – Para o presidente Ademir Pestana, a experiência foi a confirmação de que a fé aliada ao trabalho em busca de uma realização mostra que a Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara que formam o complexo HBP, já é um milagre.
“Coisas que achávamos impossíveis como esta Ala SUS em que nos encontramos ser vista como uma das melhores do gênero no País, é uma superação que foi possibilitada pela parceria com a Unilus (Centro Universitário Fundação Lusíada). Trabalhamos para superar as dificuldades, mas independente disso, não se pode viver sem religiosidade, sem fé e a humanização que sempre fez parte da Beneficência, desde sua fundação calcada no conceito da mão amiga, tem seus reflexos em ações como a que vivemos no dia de hoje” disse Ademir Pestana que elencou as recentes aquisições de equipamentos de alto custo para a contínua ampliação e modernização do hospital, ressaltando que o poder da fé na interseção de Deus, mostra a força da perseverança para vencer os obstáculos.
Sinopse de Desafiando Gigantes – Em seis anos à frente do time de futebol americano de uma escola, Grant Taylor não conseguiu levar o time a uma temporada vitoriosa. Mesmo enfrentando crises profissionais e pessoais, apesar do desânimo que muitas vezes o abalava, a ideia de desistir nunca lhe atraiu. Tinha fé, mas por vezes os obstáculos pareciam maiores. Tocado por um visitante que o desafia a acreditar no poder da fé, descobre que Deus está ao seu lado tempo todo, mas não basta orar, louvar, é preciso agir. O treinador então, reúne seus jogadores e os orienta a dar o máximo de esforço, motivando-os a acreditar que sob a orientação de Deus podem ganhar não somente uma partida, mas um campeonato.
A próxima sessão acontecerá em 3 de abril próximo, às 15 horas, no Térreo D do Hospital Santo Antônio, em sala ambientada para o tipo de atividade com poltronas especiais para garantir conforto à plateia formada por pacientes. Foto/Divulgação Cena do filme