Está de passagem pela Beneficência Portuguesa? Foi visitar um amigo ou parente internado em um dos hospitais da Instituição? Foi fazer ou aguardar resultado de exame médico? Fazer cópia de documento? Chegou mais cedo para a consulta? Foi buscar uma informação ou foi à Capela Santo Antônio fazer suas orações?
Não importa qual a razão da sua ida ao Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), fica o convite: venha conhecer a história da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, fundada em 21 de agosto de 1858, ou seja, há 164 anos.
Se você quer conhecer a história do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) e está sem tempo para acessar o site do hospital, ler um livro sobre Santos nos séculos XIX e XX, períodos de fundação e consolidação da Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, cuja sede está localizada na Vila Belmiro, na quadra formada pela Avenida Bernardino de Campos e ruas Monsenhor Paula Rodrigues, São Paulo e Joaquim Távora, é muito simples.
Basta parar alguns minutinhos em frente a um dos painéis localizados em algumas antessalas ou corredores de acesso às alas de internação, e através de breve leitura ilustrada com fotos associadas ao texto, numa rápida viagem ao passado, com ligação direta ao presente, conhecerá a história de mais de um século e meio de amor à vida idealizada e iniciada por um grupo de 20 portugueses.
No presente, visualizando um futuro mais promissor ainda, a atual diretoria formada por descendentes lusos, do presidente da Diretoria Executiva, Ademir Pestana, ao presidente do Conselho Deliberativo, Rivaldo Rodrigues Novaes Jr., trabalha para que o Hospital Beneficência Portuguesa continue referência no atendimento médico hospitalar da Região ampliando cada vez mais sua contribuição para com a saúde da população.
Nova parceria revela uma antiga história – Ao comemorar os 164 anos de existência, a Sociedade Portuguesa de Beneficência celebrou uma nova parceria, na realidade a retomada da cooperação com a Fundação Lusíada, mantenedora da primeira Faculdade de Medicina de Santos. Graças a essa parceira foi inaugurada a mais moderna Ala de Internação exclusiva para o SUS – Serviço Único de Saúde (vide matérias publicadas neste site e em diferentes outros veículos de comunicação).
Na ocasião da entrega da nova ala que contou com presença de cerca de duas centenas de convidados, entre elas representantes de Portugal, dos governos do Estado e dos municípios da Baixada Santista, foi inaugurado um painel com a história da Fundação Lusíada ao lado do equipamento referente à Beneficência Portuguesa e próximo à placa alusiva ao evento. No backdrop ou painel, a história da Fundação Lusíada e consequentemente da Faculdade de Medicina de Santos pelo médico Eduardo Dias Coelho que foi presidente da Beneficência (1972-1981) e que empresta o nome ao pavilhão onde está localizada o novo setor.
A Fundação Lusíada foi fundada em abril de 1966 e a Faculdade no ano seguinte. Atualmente os médicos formados na primeira turma Mauro Dinato e Sandra Lopes Matos e Dinato são os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Geral da Fundação.
Beneficência Portuguesa e sua história de 164 anos.
Fundação Lusíada e a primeira Faculdade de Medicina de Santos.
Deputadas Solange Freitas (estadual) e Rosana Valle (federal), secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva e o presidente da Beneficência, Ademir Pestana.
Dirigentes e estudantes da Fundação Lusíada e Ademir Pestana, da Beneficência.