Para agradecer e homenagear a equipe de voluntários do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), o Setor de Humanização realizou um evento especial com muita emoção e surpresas. O evento aconteceu no Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no último dia 28 de agosto.
A maioria dos voluntários que doam de forma espontânea, parte de seu tempo às atividades que integram o vasto leque de ações do Setor de Humanização do HBP, participaram da cerimônia carregada de emoção pois os protagonistas das noite relembraram a partir de vídeos que registram várias de suas ações junto aos pacientes do hospital.
Os voluntários dos mais diversos segmentos foram homenageados com troféus, além das várias demonstrações de carinho por parte dos presentes ao evento que aconteceu no Salão Nobre do Hospital.
Lágrimas e risos se misturaram no calor dos abraços e ao som de músicas que embalaram as atividades. A solenidade apresentada pela coordenadora de Humanização do Hospital, Paula Ribeiro, com o tema “A arte que decidiu amar” foi aberta pela breve palestra do professor e psicólogo Cláudio Scherer, um dos profissionais da área na Beneficência que falou sobre os efeitos psicológicos e emocionais no paciente. “Devemos beijar as mãos de vocês (se dirigindo ao voluntários) que chegam a deixar de lado as atividades de ganho para dedicarem algum tempo às pessoas acamadas. O que fazem é um ato de amor perfeito”.
Ademir Pestana, presidente do Hospital, disse que a única palavra que lhe cabia naquele momento era “AGRADECIMENTO.” Ele que desde 2018, visita ex-pacientes (após a alta hospitalar) para acompanhar sua recuperação, completou 400 visitas do projeto “Café com o presidente” ação que durante a pandemia era realizada de forma online. Emocionado, após o agradecimento, só conseguiu dizer: “Vocês fazem a coisa mais linda da vida que é auxiliar o outro, afinal, a humanização está nos nossos atos”.
Ademir acompanha todas as ações voluntárias realizadas no hospital:música no jardim, aniversariante do dia, dia da alta, tarde da beleza, apresentações musicais nas alas de internação e em outros setores como o serviço de Oncologia com a participação de bailarina, violinista e cantor, animação com a trupe Tchau Dodói, pet terapia e café com o presidente com representantes dos diversos setores do hospital e visita aos ex- pacientes. Na esteira das atividades, também, curso de Capelania Hospitalar.
Além do presidente a cerimônia contou com a presença dos demais diretores do HBP, Renato Luiz Rodrigues Novaes (Vice-Presidente), Carlos Alberto Limas (diretor financeiro), Maria de Lourdes Santos (diretora secretária) e Mario da Costa Cardoso Filho (diretor técnico).
Os voluntários, todos homenageados deram um show, mostrando o talento que os faz especiais dentro das ações desenvolvidas: Na música, Maurício Fernandes e Trio, Adriano Neves, Diogo Alcaraz, Jack Müller, Karla Rodrigues. A bailarina Gabriele Miranda e o violinista Davi Caetanno, o cabeleireiro David Santos, Verônica Lima, responsável pela decoração das ações de humanização, o Pastor João Alencar responsável pelo curso de Capelania que fez uma oração por todos do hospital (dirigentes, funcionários, pacientes, visitantes e voluntários).
A Ong Tchau Dodói, que presidida por Dario Corralero é o mais antigo corpo de voluntariado do Hospital, com sua alegria contagiante fez a plateia cantar e rir muito. A emoção tomou conta de todos os presentes quando os astros Mel e Boris, dois cães da raça hottweiler, em trajes de gala, afinal estavam em noite de premiação, chegaram ao Salão. O casal Diego e Karina, seus tutores, não teve como esconder a emoção pelo carinho recebido naquele momento e pelo retorno do carinho da dupla aos pacientes durante pet terapia que acontece quinzenalmente na Beneficência. Alguns voluntários como a cantora Didi Gomes não puderam comparecer.
Na belíssima noite, a homenagem póstuma e o eterno agradecimento a já saudosa cantora Eliza Martins que recentemente nos deixou para soltar sua bela voz noutro plano. À Eliza que abrilhantou as tarde musicais da Beneficência, nossa eterna saudade. Confira a preciosidade da noite através das fotos de Daniel Baroni/SPB