Emoção e orgulho
Comemorar o aniversário é celebrar a vida e quando se trata da fundação de uma instituição que completa 164 anos, como a Sociedade Portuguesa de Beneficência, não faltam momentos de emoção e demonstração de orgulho por parte de diferentes pessoas, sejam elas do quadro funcional, parceiros ou simpatizantes. E foi isso que aconteceu durante a programação festiva, no último dia 21 de agosto, data que marca a fundação do hospital numa distante quinta-feira de 1859 em Santos.
A programação iniciada com Missa em Ação de Graças registrou nas palavras do celebrante Padre Rosivaldo Vieira, Capelão da Beneficência, as primeiras emoções do dia na Capela lotada, o mesmo ocorrendo no acesso à cerimônia de entrega da nova Ala.
“No dia em que o hospital celebra mais um aniversário pude observar a emoção, o respeito pela Beneficência, como um grande presente. A Capela Santo Antônio lotada, com gente acompanhando a Missa do lado de fora, e mais importante, concentradas nas orações, nas leituras e nas falas sobre a importância do hospital no salvar vidas, especialmente por todas as pessoas que serão beneficiadas com a entrega da nova ala de internação exclusiva para o SUS, numa parceria com a Fundação Lusíada, só podemos dizer: obrigado Senhor por não estarmos caminhando sozinhos” destacou o religioso.
Para quem nasceu para a vida e para a profissão na Beneficência e nela passa a maior parte do seu dia, a emoção por comemorar os 164 anos da Instituição é uma dádiva que orgulhosamente faz questão de destacar. Uma dessas pessoas é o diretor técnico do hospital, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, que emocionado, assim se manifestou:
“Celebrar 164 anos da nossa Beneficência, só por esse tempo de existência já é muito importante. Poucas entidades conseguem sobreviver nas agruras que é a saúde nesse país, como a Beneficência sobrevive com galhardia, honra e dignificando a nossa comunidade. Essa é a grande importância porque são 164 anos de muita luta dando à população, qualidade na medicina, no atendimento e jamais esquecendo que aqui não se trata de uma doença, tratamos de um ser humano. A Beneficência é orgulho, não apenas meu, mas dessa Cidade”.
Aluna da primeira turma da primeira Faculdade de Medicina de Santos, que comemorou no ano passado 50 anos de formatura, a médica Sandra Dinato, presidente do Conselho Geral da Fundação Lusíada, fala com orgulho da parceria que possibilitou a abertura da ala exclusiva para atendimento a pacientes do SUS na Beneficência.
“Essa parceria é muito importante para a comunidade, para nossos alunos, nossos médicos, enfim, importante para todos porque vai beneficiar a população. Fiquei muito feliz pela inauguração dessa ala acontecer no aniversário do hospital, porque eu também nasci aqui na Beneficência pela qual tenho um amor desde o nascimento. Aluna da primeira turma da Faculdade de Medicina de Santos, criada pelo Dr. Eduardo Dias Coelho, que foi também presidente do hospital e que dá nome à essa ala, foi meu professor. Isso tudo é motivo de orgulho para mim”.
Para o diretor financeiro da Beneficência, Carlos Alberto Limas, 21 de agosto, aniversário do hospital é uma data muito importante, especialmente porque a comemoração acontece com a entrega de uma unidade exclusiva para o SUS. “É uma data importante porque é a comemoração do amor à vida e a ala entregue é voltada para pessoas que precisam de conforto, de tratamento, acolhimento. Elas são bem vindas e nós olhamos essas pessoas como seres humanos e não como pacientes, para que tenham
conforto e sejam tratadas com humanidade porque a Beneficência tem um padrão que é o de amor à vida”.
“Abrir essa ala SUS graças à parceria com uma instituições de renome, a Faculdade de Medicina, da Fundação Lusíada, onde boa parte do corpo médico é formada no seu Centro Universitário, é uma alegria para os sócios da Beneficência porque haverá mais vagas, mais oportunidades para a população com uma qualidade de ambientação hospitalar e uma assistência qualificadíssima. Que mais espaços como esse continuem acontecendo para atendimento à população de Santos e região”. Pontuou o presidente do Conselho Deliberativo da Beneficência Portuguesa, Professor Rivaldo Rodrigues Novaes Jr.
Dr. Paulo Habice Moretti, reitor do Centro Universitário da Fundação Lusíada, falou da importância da parceria, da inauguração e do aniversário. “A parceria com a Beneficência Portuguesa é de grande importância não apenas para pacientes que utilizarão a ala que hoje é entregue ao SUS, mas também para os alunos da Faculdade de Medicina que aprenderão em local qualificado, equipado com o que há de mais moderno. Aqui ficarão alunos do 3º ano, da Propedêutica, pessoal da Clínica Médica, da Clínica de Cirurgia e internato do 5º ano. A Beneficência é muito importante e nós fazemos parte de sua história”.
Padre Rosivaldo, Capelão da Beneficência
Dr. Mario Cardoso, diretor técnico do hospital
Dra. Sandra Dinato, diretora do Conselho Geral da Fundação Lusíada
Carlos Alberto Limas, diretor financeiro da Beneficência
Prof. Rivaldo R. Novaes Jr, presidente do Conselho Deliberativo da Beneficência Portuguesa
Dr. Paulo Moretti, reitor do Centro Universitário Lusíada