Beneficência aniversaria e região ganha o presente
A Ala de Internação inaugurada no aniversário de 164 anos da Beneficência Portuguesa é o primeiro resultado da parceria firmada com a Fundação Lusíada.
Após o descerramento da placa alusiva à nova Ala e desenlace da fita inaugural, a visita ao local pelos participantes da celebração preparada para marcar a importância do 21 de agosto de 1858, data da fundação da instituição mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, foi uma mostra do novo conceito em termos de atendimento ao SUS, com estrutura avançada, tal qual as mais modernas alas de internação particular, como foi apontado pelas autoridades presentes.
Estrutura – A ala exclusiva ao atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS), totalmente climatizada disponibiliza 28 leitos distribuídos em 15 apartamentos, sendo 13 enfermarias com dois leitos cada e dois isolamentos. Localizada entre dois dos jardins internos do hospital a unidade equipada com camas elétricas, iluminação especial para facilitar o atendimento médico e da equipe de enfermagem, ponto para hemodiálise e aparelho de TV, dispõe também de sala destinada aos médicos, sala de aulas para estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação Lusíada, entre outros setores.
Novo conceito – Para o presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, a inauguração dessa Ala resume o novo conceito em termos de atendimento ao SUS, por parte do hospital.
“Iniciamos hoje um novo conceito em termos de atendimento ao SUS, destinando um lugar que alia medicina, alta tecnologia e humanização, com grandes profissionais e estudantes, além das equipes multiprofissionais necessárias ao bom andamento da unidade. A partir dessa parceria, outras poderão acontecer com a Fundação Lusíada, entre elas, um prédio multiúso voltado à capacitação técnica de profissionais e também para atendimento ao público. Temos certeza que essa Ala pode servir de modelo para outras instituições”.
Parceria na prátrica – Em seu pronunciamento, o presidente da Fundação Lusíada, Dr. Mauro Dinato destacou a qualidade da estrutura implantada no local, e o que considera uma curiosidade sobre essa Ala de Internação no Térreo D do Hospital Santo Antônio: “A Ala D, antes da reforma já tinha o nome de “Dr. Eduardo Dias Coelho”, médico santista que foi presidente da Beneficência e criador da Fundação Lusíada em 13 de abril de 1966, que deu origem à primeira Faculdade de Medicina de Santos. E é nesta ala que mestres e estudantes dessa Faculdade atuarão em função da parceria que se inicia na prática, visando atender cada vez mais e melhor”.
Demandas sem fim – “As demandas da saúde não tem fim. Essas duas instituições ajudaram muito a saúde pública durante a pandemia da covis-19, além da Santa Casa de Santos. Parabenizo todos os esforços para uma Santos muito melhor. A, Com gestão moderna e visionária, a Beneficência trabalha para viabilizar parcerias importantes, qualificando a rede de saúde da Baixada Santista. Que esta nova ala possa se tornar referência para todo o SUS. Parabenizo à Lusíada também por aportar recursos na saúde, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas” discursou o prefeito da Cidade, Rogério Santos, que recebeu de presente uma maquete da fachada do Hospital s Santo Antônio, sede da Beneficência Portuguesa, entregue por Ademir Pestana
Referência para o Brasil – O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos, lembrou os empreendimentos em que a Fundação Lusíada é parceira da Prefeitura e ressaltou: “A Beneficência, com uma gestão moderna e visionária, trabalha para viabilizar parcerias importantes, qualificando a rede de saúde da Baixada Santista. São poucos lugares do Brasil que têm uma estrutura SUS como essa que será referência para todo o Brasil. Parabenizo a Lusíada também por aportar recursos na saúde com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.”
Desafios – Entre os presentes ao evento, o presidente da Câmara de Santos, vereador Cacá Teixeira, que é vice-provedor da Santa Casa de Santos, elogiou as novas instalações e lembrou os desafios da saúde pública em relação à defasagem da Tabela SUS, que norteia os valores pagos pelos serviços no Sistema Único de Saúde. “A importância dessa inauguração e de tamanha grandeza, porque além da estritura moderna, se trata de um serviço para o SUS, para aqueles que mais precisam. Os que conhecem a área da Saúde sabem que sofremos, mas o atendimento ao público não falta”.
Na ocasião, o prefeito Rogério Santos e o presidente do Legislativo Santista, Cacá Teixeira, fizeram questão de falar que nasceram na Beneficência Portuguesa, razão pela qual o hospital faz parte da memória afetiva de cada um deles provocando inúmeras outras manifestações da plateia sobre a instituição aniversariante como origem do primeiro acolhimento ao chegarem a esse mundo.
No início da tarde, a diretoria da Beneficência continuou recebendo autoridades, especialmente da área da Saúde, entre eles os secretários de Estado de Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva e de Santos, Dr. Adriano Catapreta e as deputadas Rosana Valle (federal) e Solange Freitas (estadual).
Ademir Pestana
Dr. Mauro Dinato
Prefeito Rogério Santos
Deputado Paulo Alexandre Barbosa
Presidente da Câmera Cacá Teixeira