Beneficência aniversaria e região ganha o presente
Ao comemorar 164 anos de fundação a Sociedade Portuguesa de Beneficência entregou uma nova ala de internação com 28 leitos para atendimento a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).
Muito concorrida, a celebração pelo aniversário da Beneficência, neste 21 de agosto, que contou com a presença de autoridades da cidade e região, do Estado e da União e inúmeros outros convidados, teve início com Missa Festiva e na sequência a entrega das novas instalações, uma parceria com a Fundação Lusíada, mantenedora da primeira Faculdade de Medicina de Santos.
Missa Festiva – A Capela Santo Antônio ficou pequena para tantos fiéis e admiradores da aniversariante (Beneficência Portuguesa) que na manhã de segunda-feira (21), compareceram à Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre Rosivaldo Donizeti Vieira, Capelão do Hospital e concelebrada pelo Padre José Maria.
“Falar do trabalho e das curas que o hospital realizou ao longo destes 164 anos nos parece impossível. A presença de vocês nessa capela consagrada ao glorioso Santo Antônio é uma demonstração de respeito ao hospital, a seus diretores, médicos e todos os funcionários, além dos parceiros em diversas ações. E é graças a parceria da Beneficência com a Faculdade de Medicina da Lusíada, que hoje, uma nova Ala de Internação, exclusiva para o SUS será entregue. Assim, nessa Capela de porta aberta a todos, agradecemos dizendo: obrigado Senhor por não estarmos caminhando sozinhos” destacou o Capelão Rosivaldo.
Ao final da homilia, o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, se manifestou para agradecer a presença de todos e ressaltar a importância da data, lembrando que em 21 de agosto de 1859, o português José de Souza Airam Martins reuniu outros 19 patrícios para fundar uma entidade que desse amparo aos compatriotas que chegavam ao Porto de Santos, sem parentes, sem dinheiro e sem moradia passando a morar nas ruas, nas proximidades do então conhecido Porto da Morte, assim chamado o porto àquela época, tal o número de mortes provocadas por diversas epidemias. Do espírito de solidariedade que uniu aqueles portugueses, nasceu a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos.
Entre os presentes à Missa, o Cônsul Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, Dr. Jorge Longa Marques, também fez uso da palavra, ocasião em que agradeceu o que considerou “…uma honra participar dessa celebração de fé pelo aniversário desse marcante hospital, especialmente por ser filantrópico que trabalha em prol do outro desde seu nascedouro. Parabenizo a Beneficência e a Fundação Lusíada pela parceria pensando na saúde da população”.
Ao final da Missa que foi acompanhada por Coral sob a regência da Professora Helena Santa Cruz, a entrega da Ala de Internação no Térreo D do Pavilhão “Dr. Eduardo Dias Coelho”, no Hospital Santo Antônio.