Hoje, 13 de junho, data consagrada a Santo Antônio, considerado um dos santos mais populares e festejados entre os brasileiros, a Missa celebrada na Capela da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos (mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara), reuniu diretores, sócios, conselheiros e colaboradores da instituição, bem como pacientes internados, convidados e devotos alheios às atividades do hospital.
Intercessor em todas as necessidades, Santo Antônio, também Padreiro da Beneficência Portuguesa, teve a Missa em sua homenagem celebrada pelo Padre Gilson Prates, com fiéis lotando a Capela que tem o nome do Santo, seguida da tradicional distribuição de pãezinhos bentos. Na ocasião, mais uma ação que já está se tradicionalizando no hospital: a chocolatada servida aos presentes.
Exemplo de vida cristã a ser seguido, porque nele se encontra o evangelho de Cristo de forma radical, Santo Antônio teve trechos de sua vida apresentados pelo Padre Gilson ao se referir a alguns do incontáveis milagres, dos quais quatro, estão estampados nos belíssimos vitrais portugueses da Capela. Um deles, o milagre dos peixes. “Quando o Santo estava em uma cidade da Itália para evangelizar os hereges, ao perceber que estes não lhe davam atenção, passou a falar a palavra de Deus aos peixes à beira do rio, que prontamente apareceram e com as cabeças fora d’água o ouviram”.
Ao final da eucaristia que foi acompanhada/musicada pelo maestro Teruo Oda e Coral da Igreja Santa Cruz, durante a chocolatada, outros milagres de Santo Antônio eram comentados entre os fiéis e em especial seu processo de canonização, o mais rápido da história da Igreja Católica (apenas 11 meses) em 30 de maio de 1232, como citou o vice-presidente da Beneficência, Dr. Renato Luiz Rodrigues Novaes.
Entre os presentes à Santa Missa, membros da Diretoria Executiva do Hospital: Renato Novaes Maria de Lourdes dos Santos e Carlos Alberto Limas; também o presidente do Conselho Deliberativo, Rivaldo Rodrigues Novaes Jr. e Diretor Técnico, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.