A imagem de um fisioterapeuta acompanhando pacientes na Capela Santo Antônio do Hospital Beneficência Portuguesa, chama a atenção. Às vezes, o paciente está fazendo uso de andador, noutras, cadeira de rodas ou andando devagar, mas sempre orientado pelo profissional.
Por entender que independentemente das novas tecnologias à disposição para trabalhar a reabilitação dos pacientes, a fé daqueles que encontram na religiosidade uma grande aliada, é para o fisioterapeuta Joeferson Pinheiro Dias, muito importante. O profissional diz que não importa a crença, porque o fundamental é que o paciente se fortaleça espiritualmente, por isso pergunta se a pessoa, de acordo com a condição físico-motora quer caminhar (parte do tratamento) até a Capela ou até um dos jardins internos do hospital.
“Alguns que já conhecem o hospital pedem para onde possam ir, outros eu sugiro uma dessas caminhadas (Capela e Jardins). Em ambos lugares, a pessoa tem seu momento de encontro ou reencontro com Deus ou Santo de devoção ou com a natureza. Quando somos vistos na Capela, o momento para quem nos vê ganha outra dimensão porque a religião e a ciência que antes andavam separadas, hoje andam juntas, e está cientificamente comprovado que o paciente que tem fé evolui melhor no tratamento e na cura” disse Joeferson Pinheiro Dias, o “Joe da Físio” como é chamado.
No dia em que foi abordado pela reportagem, o profissional atendia a então paciente Ivone Tossini Vilaverde (já teve alta) que ao entrar na Capela teve a reação que já se tornara habitual quando chegava ao local: pediu para deixar o andador e caminhar, ‘andar sozinha’ como disse, até o banco e fazer suas orações. A um passo atrás dela, o fisioterapeuta sempre atento, deixa a paciente à vontade, imersa na “conversa espiritual” até que é convidado para sentar-se a seu lado.
Ao deixar a Capela, a paciente se diz abençoada, alegre, confiante e um pouco conhecedora da história do Hospital. Durante o passeio terapêutico, “Joe da Físio” vai contando um pouco da história do hospital que completa 164 anos em agosto próximo.