Grande é a possibilidade de cometermos erros no cuidado, e principalmente, no não cuidado de pequenas feridas que podem evoluir de lesão simples para complexa ocasionando complicações.
No verão, quando aumenta a proliferação de insetos devido as altas temperaturas e a umidade, é comum pequenas lesões em crianças e adultos provocadas pela picada de pernilongos, cuja saliva deixada na pele da pessoa pode desencadear uma coceirinha ou uma reação alérgica. E, aquela simples coceirinha pode originar uma ferida que, se não tratada adequadamente pode evoluir para consequências graves, a exemplo do que ocorre com lesões provocadas de diversas outras formas.
“Lesões são patologias e muitas vezes, por falta de informação não são tratadas como devem. Sempre alertamos aos pacientes que é possível ter consequências graves por não buscar o tratamento correto para uma simples ‘feridinha’, infelizmente”. O alerta é da responsável pela Central de Curativos do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), enfermeira Luciana Suguyama Veras (foto), especialista em tratamento em Câmara Hiperbárica, Dermatologia e em Podiatria Clínica.
Com base nesse alerta solicitamos à Luciana Veras, detalhes sobre a importância do cuidado que devemos ter com essas lesões cujo controle é extremamente necessário porque elas estão diretamente ligadas à qualidade de vida, podendo prejudicar até o convívio social e atividades diárias da pessoa.
“É preciso atenção ao local lesionado para evitar infecções, inclusive, com consequências mais graves, como um edema. Fiquem atentos. Assim, quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados, lembrando que todo o cuidado é relevante para que a cicatrização das feridas abertas ocorra sem problema e em menos tempo” ressalta a especialista.
As feridas podem ser classificadas como simples, quando a cicatrização acontece de maneira ordenada e no tempo previsto, ou complexas, quando não respondem ao tratamento adequado por complicações metabólicas ou fisiológicas. Para que possamos entender essa diferença e cuidados básicos para evitar complicações, nos próximos dias, a enfermeira Luciana Veras explicará sobre prevenção e cuidados.