Conscientização e prevenção ao câncer de próstata
Novembro Azul é uma campanha mundial de combate ao câncer de próstata. É o mês destacado para a conscientização do público masculino sobre esse tipo de câncer que é o de maior incidência entre os homens, ficando atrás apenas, do câncer de pele não melanoma.
Iniciada na Austrália em 2003, essa campanha que objetiva chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata, e também, acabar com o preconceito relacionado ao exame clínico (toque retal) apontado como um dos fatores que retardam a procura por um urologista e consequentemente, contribuindo para o diagnóstico tardio do câncer de próstata.
A Beneficência Portuguesa, a exemplo do que acontece anualmente, neste mês de novembro reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata, com programação que reúne pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia do hospital e aqueles que já se trataram, mas continuam ligados ao setor para realização de exames e cuidados necessários e as equipes multiprofissionais que atuam na área.
Em qualquer dos acessos aos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, a decoração dos ambientes é um chamariz à reflexão sobre a importância do “Novembro Azul” que traz a oportunidade de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para uma comunicação mais direta com o público masculino e para cumprimentar e incentivar aos que estão e/ou estiveram em tratamento a continuarem se cuidando, a Beneficência Portuguesa elaborou uma programação associada ao esporte mais popular entre os homens, o futebol. A programação compreende: palestras, roda de conversa com especialistas (médicos, nutricionistas e assistentes sociais) em live que será transmitida pelas redes sociais do hospital, serviço de barbearia, música e *Futebol Society com a participação de dois times muito especiais (médicos X pacientes).
Nos próximos dias, mais detalhes sobre datas, horários e locais dos eventos anunciados. As informações acima têm o objetivo de reforçar a campanha mundial “Novembro Azul” e dar tempo para que se preparem para os lances da programação que convida a todos para a realização do passe certeiro visando o gol de placa na prevenção ao câncer de próstata. (NFM)