Não é novidade que uma boa postura melhora a qualidade de vida das pessoas. É sabido que uma postura correta previne e contribui para diminuir a dor nas costas, aumenta a autoestima e reduz consideravelmente aquele indesejável volume da barriga, além de melhorar a respiração, entre outros benefícios.
Maria do Carmo Gomes, coordenadora do serviço de Fisioterapia da Beneficência Portuguesa, recentemente, na última Semana de Enfermagem, realizada no hospital, avaliou a postura dos colegas de trabalho e orientou sobre a importância da postura correta.
Dezenas de colaboradores do quadro funcional da Beneficência se submeteram a avaliação e receberam da profissional, orientação sobre os benefícios da postura correta que previne problemas de saúde crônicos e dolorosos, como escoliose e hérnia de disco entre outros.
Pós graduada em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva, a profissional carinhosamente chamada de Do Carmo, com a paciência de Jó que que lhe é peculiar nos orientou sobre os benefícios da postura correta:
“A postura de cada indivíduo pode ser definida como a posição que o corpo adota no espaço. Para estarmos com boa postura é necessário o equilíbrio do sistema neuromusculoesquelético, e é nesse momento que a avaliação postural é necessária. A avaliação tem, como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais e doenças.
A ação junto aos colegas de trabalho foi realizada de modo geral porque para uma avaliação detalhada o indivíduo teria que estar em trajes de banho e termos acesso a uma radiografia. Foram 52 avaliações e orientações, com a maior parte sendo observado escoliose, muitas vezes por má postura e falta de alongamento por sedentarismo, levando ao desenvolvimento de alterações posturais. A má postura pode causar além de dor nas costas, várias doenças como enxaqueca, flacidez abdominal, varizes e problemas respiratórios entre outros.
No momento em que estamos com uma postura de cansaço, tristeza, ombros caídos e anteriorizados, olhando para o chão, o desequilíbrio postural acontece dando margem a uma série de alterações. Por isso precisamos estar atentos ao nosso postural. Precisamos mudar isso, adquirindo uma postura correta, cabeça erguida, ombros alinhados o que nos possibilita a sensação de empoderamento, bem estar e consequentemente, a expectativa de dias melhores”.
*Confira algumas fotos dos participantes da Avaliação realizada pela fisioterapeuta na Beneficência