Na data de hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. A comemoração que não pode ficar restrita a um único dia, mas sim saudada diuturnamente, tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural.
A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, que ocupa desde 1º de dezembro de 1926, uma quadra da Avenida Bernardino de Campos, na Vila Belmiro, tem seus imóveis rodeados e entrecortados por alamedas e grandes recuos verdes que se prolongam terreno afora.
Imensos pinheiros, Palmeiras Imperiais, frondosos flamboyants, chapéus de sol, Aroeira, Cereja do Mato, Rosedá, Ingá, Oiti, Areca Bambu e tantas outras espécies arbóreas, incluindo exemplares da Mata Atlântica, ao lado de árvores frutíferas como pitangueiras, cerejeiras do Rio Grande e outras, dão aos jardins da Beneficência, além do poder de acalmar os ânimos, oxigenar os pulmões, propiciar a meditação e contemplação, a possibilidade de apurar o olfato tentando distinguir a origem dos diferentes olores florais, também aprimorar a audição, pois inúmeros e diferentes, são os sons produzidos pelo canto dos pássaros.
A Diretoria da Beneficência Portuguesa, consciente da importância da preservação e cuidados para com as árvores que são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar, além de ajudar na formação das chuvas e regulação do clima, fornecem sombra que ajuda a reduzir a temperatura, zela para que todos os dias sejam de respeito às árvores que contribuem para o diferencial da instituição.
(Fotos/Arquivo SPB)