A Beneficência Portuguesa integra o Comitê Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus, criado na última segunda-feira (16), pela Prefeitura de Santos, como mais uma estratégia na expectativa de conter o avanço desse novo vírus, embora ainda não se tenha caso confirmado na região, e se, ou quando isso ocorrer, trabalhar para conter a propagação da doença.
O coletivo idealizado pela Prefeitura de Santos reúne representantes de vários órgãos e entidades públicas e privadas e da sociedade civil da Cidade e foi montado logo após a reunião dos prefeitos da região, convocados em caráter extraordinário pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).
No encontro dos prefeitos, onze medidas preventivas para evitar a chegada do novo Coronavírus (Covid-19) na região, bem como conter seu avanço a partir da confirmação de caso da doença, foram definidas e repassadas ao Comitê recém criado, cujos participantes independentemente de terem seus protocolos já colocados em prática, além de absorverem as decisões metropolitanas, também assume importante papel na propagação das providências.
Ações metropolitanas
Na reunião extraordinária dos prefeitos, convocada pelo chefe do Executivo de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, atual presidente do Condesb, onze medidas preventivas para evitar a chegada ou para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) na região, forma:
1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. Recomendação para as escolas privadas.
2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer estão suspensas, por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).
3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa) de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço.
4) Eventos públicos – cancelados.
5) Eventos privados – suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.
6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centros comerciais, cinemas, teatros e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.
7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta foi elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada ao Governo do Estado e Governo Federal.
8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.
9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas. Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.
10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.
11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado.