A Beneficência Portuguesa já disponibiliza Pronto Socorro exclusivo para atendimento a pessoas com suspeita do coronavírus Covid-19. Assim que tomou conhecimento da incidência dos casos suspeitos de Coronavirus no Brasil, a Beneficência Portuguesa de Santos criou uma comissão para acompanhamento da evolução da doença e com base no protocolo do Ministério da Saúde, desenvolveu um plano de ação para casos suspeitos da doença.
“Essa medida foi tida como prioridade, não apenas pelo fato de Santos sediar o maior porto da América Latina, porta de entrada de navios de todo o mundo e a Beneficência atender muitos convênios relacionados a empresas de navegação, mas por se tratar de uma infecção provocado pelo Covid-19, considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional segundo o Ministério da Saúde e demais órgãos competentes”, disse o Diretor Técnico da Beneficência, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho ao explicar o plano de ação criado pelo hospital.
O médico explicou que a comissão elaborou um plano de ação acompanhando as autoridades federais, estaduais e municipais. Com a confirmação do primeiro paciente infectado em São Paulo a Beneficência tomou providências de conformidade com as autoridades sanitárias:
1 – Criou um Pronto Socorro (independente) do PS Central da instituição para o atendimento de casos suspeitos. As pessoas com sintomas que levam a suspeita do Covid-19, assim que chega na área de acesso ao PS da instituição, na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, encontra indicação através de banner para encaminhamento ao PS específico, especialmente preparado para atender suspeitos de contaminação pelo Covid-19. Neste banner, explicação clara sobre os sintomas e recomendações.
2 – A produção de uma cartilha para orientação às equipes médica e de enfermagem
3 – Cartilha específica para equipes paramédicas
4 – Uma súmula para orientação aos pacientes com indicação ao isolamento domiciliar
5 – Divulgação interna do fluxograma de atendimento
6 – Aula para divulgação do plano de ação de contingência para médicos, enfermagem e coordenadores multiplicadores de informação nos treinamentos em todo o hospital
“A Comissão acompanhará a evolução do tratamento porque entende que a doença apresenta um quadro dinâmico que pode sofrer alteração a cada momento, mas entende que o momento é de atenção, mas com tranquilidade pois como afirmou o Ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta, mantida a atual proporção chinesa, o Brasil tem amplas condições de manter este episódio sobre controle” ressaltou o médico.
O objetivo da Beneficência, segundo Dr. Mario Cardoso é colaborar ao máximo com as autoridades competentes, orientando sobre o Covid-19 a todos que fazem uso do atendimento do hospital e que todas as providências e protocolo são baseados nos planos de contingência do Ministério da Saúde e do Centro de Operação de Emergência do Estado de São Paulo.
O Pronto Socorro exclusivo para pessoas com suspeita do Covid-19, a exemplo do PS Central da Beneficência, atende particulares e conveniados de diversos Planos de Saúde.
2 Comments
Sinto muito,mas não é verdade!!+
O paciente estå aguardando é nem médico nas salas.
O recpcionista ainda qdo folicitado responde que uma hora ele aparece.
Desrespeito!!!
O exame já está disponível e onde está o médico???
Nem no público tem esse atendimento atualmente!!!
Bom dia Elizabeth,
Informamos que encaminhamos seu apontamento ao setor responsável.
Poderia encaminhar o seu número de telefone para que nosso SAC entre em contato?
Atenciosamente,
Equipe de Mídias Sociais
Sociedade Portuguesa de Beneficência