Durante todo o mês de novembro, a fachada da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos permanecerá iluminada de azul em apoio à campanha internacional “Novembro Azul” de conscientização pela saúde do homem.
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, visando a conscientização sobre a saúde masculina. Esse movimento começou oficialmente em 2003 na Austrália, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro (outra data destaque no mês é o Dia Internacional do Homem – 19 de novembro). A ênfase é para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas aos poucos o movimento se volta para a atenção à saúde do homem como um todo.
A atenção primeira: prevenção ao câncer de próstata, ocorre em função dele ser o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. É importante a conscientização da população com relação a doença, porque quando diagnosticada e tratada no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
Atenção homens, prevenção é a palavra chave. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença é de 45 para 50 anos. Às pessoas que já tenham problemas de câncer na família a orientação é fazer o exame de toque retal e contagem de PSA a partir dos 20 anos de idade, pelo menos uma vez ao ano.