A voz forte da palestrante chamando atenção para a necessária disposição para o trabalho em equipe visando mudanças para melhorar o ambiente de trabalho, e consequentemente ter bons resultados na empresa, ecoou pela sala lotada.
Semblantes sérios, apreensivos, e até certo ponto curiosos com o conteúdo da palestra de coaching “Comunicação Interna e Relacionamentos Interpessoais” proferida pela experiente coach Madalena Feliciano, aos poucos foram desanuviando e logo estavam todos à vontade interagindo e se incorporando ao universo do coaching (processo que produz mudanças positivas e facilita a transformação de objetivos em metas definidas visando o crescimento pessoal e de empresas).
“A maior insanidade é fazer todo dia a mesma coisa esperando que as coisas mudem. Ou você muda ou não chega ao estado desejado; ou você se comunica de forma direta e adequada ou fica falando sozinho. A comunicação é competência essencial nos relacionamentos interpessoais… Nos comunicamos de diversas formas e a maior parte dela não é verbal, no universo da comunicação usamos a expressão facial, sendo que a maior parte da nossa comunicação é linguagem corporal; depois voz e finalmente palavras…” disparou Madalena Feliciano, presidente do Instituto Profissional de Coaching uma das cinco melhores empresas do ramo no País.
A coach Madalena Feliciano, certificada por instituições nacionais e internacionais, falou sobre as exigências do mercado de trabalho e que as empresas esperam de seus colaboradores, muito mais que um bom currículo. “Elas procuram profissionais equilibrados e capazes de lidar com as mais diferentes situações do cotidiano e isso envolve relacionamentos interpessoais e principalmente clareza e assertividade na comunicação”.
Entre outras abordagens, a necessidade e capacidade de administrar situações e aprender a deixar fluir a sensibilidade para ouvir as pessoas e tentar alcançar informações subjetivas para encontrar o caminho adequado para que a comunicação interna se tornar mais dinâmica. Isso melhora o relacionamento interpessoal com o objetivo de agregar valores e a busca de melhores resultados para a empresa, seja ela hospitalar ou não.
Além de explanação e exemplos, Madalena colou toda a plateia para se movimentar física e mentalmente, com jogos e tarefas com os participantes interagindo entre eles e com integrantes da equipe do Instituto Profissional de Coaching, presentes, em exercícios de percepção que ajudam as pessoas a se conhecerem um pouco mais, inclusive a observarem mais atentamente as características de suas personalidades buscando o autoconhecimento para se relacionarem melhor, beneficiando suas performances visando o aperfeiçoamento de suas atividades em prol de melhores resultados na área de trabalho.
A palestra destinada a gerentes e supervisores da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos que também contou com a participação de diretores, afinal o foco do evento era incentivar os participantes a detectarem a melhor forma de trilhar caminhos em busca de mudanças, inclusive de comportamento humano para melhorar a comunicação interna e as relações interpessoais, visando, especialmente, a busca de melhores resultados no serviço prestado pela Beneficência Portuguesa, colaborando para a melhoria e crescimentos dos profissionais e da própria instituições tendo como foco, o bem estar dos pacientes.