Na manhã desta terça-feria, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi realizada no salão nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência, reunião de diretoria , gerentes e supervisores da instituição.
A reunião, cuja pauta era o Dia Internacional da Mulher deu início a uma nova fase desta gestão que objetiva o estreitamento da relação entre as partes diretoria/funcionários, visando maior entrosamento em beneficio da instituição (Sociedade Portuguesa de Beneficência) e consequentemente dos usuários do complexo hospitalar formado pelos hospitais Santo Antônio e Santa Clara.
As homenagens ao Dia Internacional da Mulher respaldaram o ensejo pelo diálogo aberto e franco, que a diretoria da Beneficência propôs na reunião, cuja pauta única teve vários desdobramentos:
– a importância da mulher, na e para a Beneficência Portuguesa;
– os desafios e as conquistas da mulher para a evolução da Beneficência Portuguesa;
– agradecimento, reconhecimento e respeito pela mulher que trabalha nos mais diferentes setores, da limpeza ao ato cirúrgico;
– a importância do trabalho masculino em parceria com o feminino em busca do melhor atendimento aos pacientes e consequentemente das atividades voltadas ao provimento da saúde, o grande objetivo desta Casa.
Assim, ficou claro que a reunião não se resumia às comemorações, mas também, a oportunidade de juntos, diretores e funcionários, refletirem sobre a importância da Mulher não apenas neste hospital, mas no grande universo e especialmente no universo de cada um de nós.
O presidente da Beneficência, Ademir Pestana falou sobre ações para o enfrentamento da crise financeira que assola o País, com consequências gravíssimas para o setor da Saúde, atingindo brutalmente as as instituições filantrópicas, a exemplo da Beneficência Portuguesa de Santos. Lembrou o presidente que há 12 anos a tabela SUS (Serviço Único de Saúde) não é reajustada e que os valores referentes a atendimento aos Planos de Saúde, estão defasados, ou seja, pagamentos por atendimento e procedimentos médico-hospitalares estão totalmente dissociados da realidade, impossibilitando a sobrevivência digna dos hospitais filantrópicos.
Ademir Pestana informou que um encontro de diretores de hospitais filantrópicos da região, recentemente realizado na Beneficência Portuguesa resultou numa carta aberta à população e a expectativa de uma audiência pública com o governador do Estado de São Paulo e com o Ministro da Saúde, na esperança de encontrarem juntos, formas de amenizar os efeitos da crise e da política financeira voltada ao setor (Saúde) para evitar o caos.
O presidente falou também sobre questões internas originadas pela crise financeira pela qual passam as instituições de Saúde, Na Beneficência, uma das formas de enfrentar e superar esse momento difícil, foi o de continuar investindo para ampliar e diversificar os serviços. Assim, no próximo mês (abril) o complexo hospitalar inaugura uma CTI Neurológica e mais 13 leitos de enfermaria. Ao final, fazendo jus à convocação para a reunião, Ademir Pestana resumiu sua homenagem às mulheres, agradecendo e enaltecendo o trabalho por elas desenvolvido nos mais diferentes setores da Beneficência Portuguesa.
Outra visão – Na reunião, falaram também os demais diretores, todos reconhecendo a importância do trabalho das mulheres na Beneficência e da sadia influência que elas exercem na instituição.
Para o diretor financeiro, Carlos Alberto Limas, o exemplo que tem da convivência no Magistério se repete em todas as áreas. “O trabalho com a mulher tem sempre uma resposta rápida e positiva, especialmente pela imediatez de raciocínio e absorção de informações. A Beneficência Portuguesa depende e muito do trabalho da mulher a quem rendo minhas homenagens no dia de hoje”.
O diretor técnico, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho, ressaltou que “A Beneficência tem, na sua essência, a atuação feminina que faz com que a instituição se destaque na hospitalidade, e isso devemos ao contingente feminino que representa 74% dos funcionários. À essas mulheres nossos agradecimentos hoje e nos 365 dias do ano (este ano com um dia a mais – ano bissexto –)”.
Renato Luiz Rodrigues Novaes, vice-presidente, destacou que a capacidade da mulher processar várias situações ao mesmo tempo a diferencia nas ações e na resolutividade, não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida. “Essa capacidade de se ater a várias coisas ao mesmo tempo é essencial ao equilíbrio de um grupo de pessoas diferentes com objetivo comum, como é o caso da Beneficência Portuguesa, que independentemente da missão (prestar assistência à saúde de forma ética e humanizada com responsabilidade), a exemplo do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio (corpo de voluntárias que atua na instituição), tem no âmago, a solidariedade”.
A assessora de Diretoria, Maria de Lourdes Santos, também falou aos presentes ressaltando o ainda grande diferencial da mulher com relação ao homem nos quesitos trabalho e responsabilidade. “A mulher é tudo aquilo que já foi dito e muito mais, porque ainda é dela a grande responsabilidade de cuidar dos filhos, da casa, das inúmeras questões relacionadas à família e ainda trabalhar fora. Em todas essas atividades ela se saí muito bem, apesar da sobrecarga que lhe cai sobre os ombros. Às mulheres da Beneficência Portuguesa, parabéns e muito obrigado”.
A reunião terminou diferente de encontro de trabalho anteriores, com os homens de pé, aplaudindo as MULHERES!